Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Facilite sua vida e poupe-se para viver mais

Às vezes, nos desgastamos com a rotina da casa e isso é normal. Mas há tarefas que podem ser simplificadas, poupando nosso tempo e energia. Veja a lista abaixo e poupe-se!


  1. Vá ao supermercado apenas uma ou duas vezes por semana, e não quatro ou cinco vezes. Não esqueça de levar suas eco-bags ou pegue caixas na própria loja.
  2. Simplifique o planejamento de refeições e a compra de mantimentos. Organize um cardápio mensal. Eu tenho um cardápio (saiu na revista Corpo a Corpo em maio de 1997, com algumas adaptações) que facilita a rotina, serve para emagrecer e quando sigo, emagreço mesmo, comendo muito bem. Se quiser, veja aqui. Serve para a família toda.
  3. Faça receitas dobradas e congele a metade para consumir em outro dia.
  4. Incorpore ao cardápio de sua família produtos pré-cozidos ou congelados. Custam mais, mas algumas vezes valem a pena. Eu, sempre compro brócolis congelado e tenho sempre uma caixa de Chikenitos ou similar no freezer para emergências.
  5. Se seus filhos têm dificuldade de acordar ou precisam levantar-se muito cedo, e você também, deixe a mesa pronta para o café da manhã.
  6. Se você gastar 5 minutos limpando o banheiro três vezes por semana, serão apenas 15 minutos no total. Mas, se esperar para fazer isso só uma vez por semana, precisará de mais de meia hora para limpar a bagunça acumulada e a sujeira. Dica: jogue um copo de água sanitária no vaso pela manhã, deixe por 5 minutos (enquanto isso, recolha o lixo e lave a pia esfregando bicarbonato de sódio), esfregue com a escovinha de cabo e aperte a descarga. A dica do bicarbonato para lavar a pia é da Paulinha do Brechó Recicle.
  7. Se você ainda não experimentou produtos de limpeza novos e revolucionários, o que está esperando? Tem muitos produtos que facilitam mesmo a limpeza: esponja mágica, limpa-limo, lenços com produtos de limpeza (já comprei da Assolan), mata-mofo, limpa alumínio/inox e para as roupas, Vanish pré-lavagem (espirro no colarinho das camisas do meu marido). 
  8. Ligue o ferro só quando houver bastante roupa para passar. Evite passar apenas uma ou duas peças de cada vez. Eu dobro as roupas quando as retiro do varal, porque assim elas não ficam muito amassadas. Guardo-as em caixas de plástico (veja-as na foto abaixo).
  9. Mantenha um bloquinho (o meu, comprei na loja de tudo por R$ 1,00) e caneta perto do telefone para anotar recados, endereços ou outras informações recebidas. Assim, não tem que deixar a pessoa esperando na linha, enquanto “caça” uma caneta. E nessas horas, elas somem mesmo. Você pode fazer uma capa de tecido bonita para ele.
  10. Faça um orçamento doméstico baseado em suas despesas reais mensais, assim não terá grandes surpresas. E anote tudo o que pagou, porque senão, não saberá onde foi seu dinheiro. Num outro post, disponibilizarei para vocês, minha planilha de previsões de gastos. Meu marido vai fazer alguns acertos para utilizarmos no ano que vem.
Caixas com roupas dobradas para passar depois

“Lembre-se de que a organização da casa não é trabalho de um dia apenas. É um processo contínuo.” (Donna Smallin)

Portanto, organize-se para viver mais e melhor. Com essas dicas, sobra tempo para a gente se cuidar. Cuide de sua casa, mas sem deixar de curtir a vida e dar muito amor àqueles que estão ao seu redor. 

Obs.: Algumas destas dicas foram extraídas do livro Organize-se num Minuto e adaptadas por experiência própria.

Desejo a vocês um ótimo final de semana.
Por aqui, acho que será chuvoso. Previsão para a tarde: filme e pipoca.
Beijos

Quel
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Olá Raquel, parabéns pelo post, as dicas são ótimas.

    Beijos e bom final de semana.

    www.atelieelizamaxavier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oi Raquel- adorei as dicas , tem muitas que já faço - esta da cest de plástico já tem duas no nosso carro - e ajuda muito

    convite especial -
    sorteio da FADINHA DA LUZ!
    da artista Ana Paula Cavalari
    para vocês
    ela está só e esperando
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  3. Oi
    E que coisa boas as suas dicas.
    Passe no meu blog e pegue o selinho
    que mais gostar.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Oi lindinha! Me interessei pelo post e qual não foi minha surpresa, quando me deparei com uma dica minha ( bicarbonato)e um link para meu blog! Obrigada pelo respeito e carinho amiga!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.