janeiro 04, 2011

Estamos todos de TPM – organizando as finanças


Após iniciarmos um novo ano, caímos na real ao percebemos que a TPM apavora tanto homens quanto mulheres. Afinal, todos tem que parar para fazer as contas e chegar à soma Total de Pagamentos do Mês - sigla extraída do livro Guia do Pão-Duro 2 de Gustavo Nagib. Não riam, mas eu gosto de ler esse livro e tenho o número 1 também. Não me considero pão-dura, mas sou controlada e ele dá dicas legais de como não gastar demais todos os dias e não somente no final do ano.



Aproveite e assista ao filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” e veja como se comporta uma Shopaholic (esse é o nome original do livro), que tem compulsão por compras e as confusões em que se mete a personagem. Chame as crianças para assistir também porque é instrutivo.
Ter autocontrole para não gastar demais ou em coisas fúteis é o segredo para evitar o stress. Aprendi um exercício para comprar só o que é realmente necessário: quando estiver querendo muito alguma coisa, volte para comprá-la 24 horas depois. Pode ser que já não a queira mais no dia seguinte.
E se resolver comprar, lembre-se sempre de imaginar onde aquilo será colocado em sua casa e o espaço que vai ocupar. Do contrário, satisfaça-se somente admirando. Não devemos ter tudo que é lindo e maravilhoso, só por ter.



Também é importante ter o controle do que vamos receber e do que teremos a pagar. Arranje um bloco ou caderno e faça suas anotações para não ter surpresas ruins no final do mês. Faça à mão mesmo, foi assim que começamos, eu e meu marido, logo depois de casarmos. Tínhamos um livro de capa preta e anotávamos as receitas e despesas. Valeu a pena ter esse controle. Veja a imagem da planilha que usamos no dia a dia para controlar o que temos a receber e a pagar (os valores são simulados). 



Se quiser saber mais a respeito do assunto, leia essa matéria aqui onde a contadora Simone Domingues ensina como escapar das dívidas e ficar de “bem” com as finanças - abaixo, algumas dicas:

- Priorize o pagamento das contas que cobram juros altos
- Renegocie e quite as suas dívidas
- Poupe 20% da renda total, por mês
- Priorize as despesas essenciais
- Corte gastos extras, prefira guardar a sobra em uma poupança
- Sempre que possível faça compras à vista
- Evite os gastos por impulso, pense sempre antes de comprar
- Administrar a vida financeira significa gastar dentro dos limites do que se ganha

Desejo que você tenha um início de ano sem stress e que no próximo ano você avalie e chegue a conclusão de que pequenas mudanças de hábito nas finanças valeram a pena. Um abraço.


9 comentários:

  1. Oi. Você colocou um link do cardápio de uma revista que facilitava bastante, mas o link não funcionou.
    Poderia enviar o correto: luazinha@gmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, vou assistir o filme com certeza. Também sou bastante controlada, acho isso importante para me sono, rsrsrsrsr. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Esses dias estava justamente pesquisando este assunto, acho que é o pensamento coletivo dessa época rsrsrs.bjokas

    ResponderExcluir
  4. Ai Raquel nem me fale...haja contas a pagar
    Haja dinheiro insuficiente para quita-las...nunca da
    A gente vai se equilibrando para tentar dar conta de tudo neh
    Boa sorte Raquel para todas nos rsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel,
    Este mês de janeiro é um sufoco! Muita coisa para pagar!
    Eu me prometi que não vou comprar nada para mim neste mês, até pq o meu guarda roupa e minha sapateira estão transbordando.
    Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. oiiii RA, NOSSA QUE COISA NÉH MÊS DE JANEIRO É RUIM PRA TODO MUNDO KKK, EU ASSISTI ESSE FILME E SABE QUE JÁ FAZ UM TEMPINHO E DEPOIS DELE SEMPRE QDO TO LOUCA PRA GASTAR VEJO AS VITRINES OU AS LOJAS DE CACARECOS OU 1,99 JÁ PENSO: EU PRECISO MESMO DISSO ??? ISSO É IMPORTANTE PRA MIM ETC ETC, SÓ ASSIM PRA CORTAR OS DESEJOS!! EU SOU BEM GASTADEIRA MEU MARIDO FICA BEM BRAVO PQ DEPOIS PASSAMOS APERTADO AHHHH,MAS EU TÔ ME CURANDO!
    RSRS BJOS AMIGAAAA !!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel!
    Passei para agradecer a visitinha e conhecer o seu blog. Gostei bastante dele. Legal você ser de Santos como eu! Obrigado pela dica da Fefis, aliás eu moro bem próximo. Eu fazia aula de alongamento com uma personal já há 4 anos, mas ela precisou parar há uns 6 meses e eu fui relaxando com os exercícios, aí deu nisso: postura errada e dor! Mas parece que ela vai voltar com as aulas aí minhas dores dimiuem. Eu não sou muito adepta de academia...morro de vergonha. Mas obrigado pela dica.
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga!

    Esse post veio em boa hora...Rs...Começo de ano é uma época muito propícia para fazermos um balanço nas contas!

    Tb já li esse livro...Mas o filme eu não vi! Vou procurar e depois te conto.

    Obrigada pela dica da planilha!!!!!!

    Bjinhos, vou lá conhecer a amiga aí de cima,que tb é de Santos...Rsrrs

    Paulinha

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel, olha eu aqui outra vez, rsrsrs
    Essa planilha que vc disse que anota suas despesas é um programa?
    Estou precisando de um desses...

    Já anotei o nome do livro, vou ler...o filme tb, vou assistir.
    Não sou gastadeira, mas um deslize é fatal né, pra desequilibrar o orçamento.
    Bjinhossss
    Letícia

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.