Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Já virou hábito – dieta coletiva



Estava viajando e cheguei ontem no início da noite em casa, mas sem condições físicas de postar. Só tomei banho, comi um sanduíche natural de frango com milho e me deitei. Estava com muita dor nas costas, porque acho que meu corpo deve ter estranhado o colchão. Acho que antes das 22h já estava dormindo.
Então resolvi postar hoje, mesmo atrasada. Nas próximas vezes, se eu conseguir, vou deixar pronto antes com programação para ser publicado no dia.
Hoje resolvi postar a foto de produtos que são de consumo comum no café da manhã aqui em casa (só não fotografei a fruta, porque faltava cortar - banana prata). 

Queijo branco, pão integral, requeijão light, margarina light e adoçante.

O queijo branco é menos calórico, o pão integral é importante porque contém fibras e ajuda no bom funcionamento do intestino, o requeijão light tem menos gordura, assim como a margarina light e o adoçante que é zero açúcar. Fatio o queijo branco, coloco no pão e coloco no grill para esquentar e derreter (nem passo margarina ou outra coisa). Como no máximo duas fatias, mas preciso reduzir para uma.
Até dez anos atrás, não usava nada light, diet, zero de açúcar, muito menos queijo branco e tomava refrigerante. Não comia quase frutas, legumes e consumia pouquíssimas verduras. Tinha hábitos comuns, como havia recebido de instrução de minha família.
Ao me perceber no sobrepeso, descobri que a  mudança de hábitos alimentares ou Reeducação Alimentar (RA) seria fundamental para emagrecer e para que meu corpo tivesse saúde. A questão maior não foi somente o peso, mas a possibilidade de adquirir problemas como colesterol alto e hipertensão. Com o tempo aprendi que RA é poder comer de tudo, mas pouco e com equilíbrio. Doces são permitidos, mas em pequenas quantidades. 
Mas, por que chamar de RA? Porque a educação de como nos alimentarmos, recebemos de nossos pais e pessoas de nossa convivência. E quando temos consciência da necessidade de mudar nossos hábitos alimentares, aderimos à essas mudanças e nos reeducamos para comer.
Além desses produtos da foto, é hábito aqui em casa não fazer fritura de forma alguma e não consumir refrigerantes. Além disso, as frutas, verduras e legumes (mesmo congeladas) fazem parte da nossa lista de compras. Comemos carne vermelha no máximo duas vezes por semana, porque um amigo médico nos disse que não poderíamos cortar, principalmente pela minha filha que estava em fase de crescimento. Ele me disse que essa carne ajuda na formação das fibras musculares. O peixe também consumimos pouco (embora more na praia), mais pela preguiça de ir até o entreposto para comprar. Compro no hipermercado mesmo, nas bandejas. Gosto do salmão e também do filé de saint peter porque não vem com espinhas. Tempero com limão e sal e coloco para grelhar na frigideira (uso o temperinho se vier junto).
Nossa saúde está boa, embora em alguns exames que faço, o triglicérides apareça um pouquinho acima, principalmente no verão, mas sei que é por causa do sorvete.
Antes meu marido falava que eu era “fissurada” em sorvete. Acontece que ele e minha filha também ficaram. Ontem, quando voltamos de viagem, passamos no Extra para fazer algumas compras de geladeira, e... adivinha. Trouxemos três potes, mas não fui eu que peguei, foram pai e filha. Depois, eu é que sou “fissurada”.
Bem, espero que gostem das dicas, menos da dica do sorvete, é claro. Não consumam tanto, a não ser que se exercitem muito. Hoje teremos exercícios físicos em família por aqui.
Um ótimo dia para vocês. Beijos.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

6 comentários:

  1. Menina, tbm sou louuuuca por sorvete. amooooo mesmo! tava virando vício após o almoço tomar sorvete. pior que se a gente toma num dia, no outro sente falta. mas parei! graças a Deus estou conseguindo. Antes de casar eu tbm era assim. Tomava muito refrigerante, quase não comia frutas e saladas então nem pensar. Quando casei comecei a adotar os hábitos saudáveis de meu marido. Ele que vinha do interior amava todo tipo de fruta e quase me obrigava a comê-las. Eu dizia que não gostava, sem nunca ter comido. rs Hoje amo várias frutas. Quanto ao refrigerante, há 5 anos não sei o que é isso. Devido a uma promessa fiquie sem tomar refrigerante durante 1 ano e depois disso, resolvi que não tomaria nunca mais. Sinceramente não sinto falta, pois aprendi a comer sem beber líquido. Beijo amiga e ótimo dia

    ResponderExcluir
  2. que legal RAQUEL, que seta levando a sério mesmo a reeducação alimentar isso é tão dificil néh e ainda mais contagiar a família,eu não consigo comer grelhados enquanto o resto do povo aqui come churrasco feijão branco com calabresa pães de frios bomba de chocolate aqui ta dificil!
    um bjooooo

    ResponderExcluir
  3. Sorvete é meu vício... o que fazer, ainda bem que não entrei no Dieta Coletiva, não ia conseguir rsrsrs. Por acaso tb fiz promessa de refrigerante, vai completar 1 ano dia 19 de março, dia de São José, valeu à pena, consegui um emprego público!!! Mas não vejo a hora de poder tomar, até sonho com a fanta, a sprite, a coca-cola...que sofrimento!
    bjokas

    ResponderExcluir
  4. ... rsrsrs é mesmo, preciso aproveitar muito!
    um abraço amiga!!!

    ResponderExcluir
  5. Amo queijo branco. Comi hj no almoço um sanduíche que era mais que um prato de feijão rsrs mas esqueci de tirar ft =(

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga! Cheguei de viagem e vi seu recadinho...rs...Vim te ver!

    Chegou moida né? Eu tb...aff...E esse litoral norte é cheio de ruinhas esburacadas, que acabam com a nossa coluna,viu!!!

    Vi seu café-da-manhã!A banana realmente completa o time...rsrsr

    Bom fim-de-semana...Chegue cedo na praia se quiser pegar um bom lugar...Aff...Vai ter muito turísta por conta do feriadão!

    Bjs,

    Paulinha

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

.

.
Economize R$ 50,00

Seguidores

Seguir por E-mail

INSTAGRAM

Postagens populares

Total de visualizações

.