Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Receita de Bolo de Banana com Aveia



Recebi pelo WhatsApp de uma amiga, aquela que preparou para mim o Bolo de Cenoura com Amêndoas, a receita de um Bolo de Banana com Aveia. Preparei hoje para o lanche da tarde. Preparei em menos de 10 minutos e ficou delicioso!
A vantagem desse bolo é que além de econômico (eu considerei assim), é muito saudável. Vai fruta fresca e seca (opcional), sendo desnecessário colocar açúcar porque as frutas adoçam. Não tem leite na receita e nem farinha de trigo. Portanto, serve para intolerantes à lactose e também intolerantes ao glúten (quem tem doença celíaca).
Esse é o tipo de receita que gosto de preparar: fácil, rápida e econômica.

A banana, que é um alimento funcional (citei na receita do Bolo de Maçã), é uma fruta que tem uma polpa macia e doce. Geralmente pode ser consumida crua, exceto alguns tipos como banana da terra, por exemplo. Quase todas as variedades de banana utilizadas na alimentação humana não têm sementes. São levemente radioativas pelo elevado teor de potássio.

Quando ainda não está madura, pode ser utilizada para preparar Biomassa, que é um espessante feito com a polpa cozida e processada. Esta simples preparação é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal. Saiba mais sobre a Biomassa de Banana Verde.
Mas, quando está madura, possui ótimas propriedades. Segundo uma pesquisa de um grupo de universidades japonesas, a banana completamente madura, com a casca enegrecida, ou com manchas muito escuras sobre uma casca de tom amarelo intenso, faz com que grupos de células defensoras do sistema imunológico sejam ativadas, essas células são chamadas de neutrófilos e macrófagos, responsáveis pela criação de uma substância chamada TNF alfa, essencial para combater ao câncer. Conheça as propriedades da banana madura.

Uma curiosidade sobre a banana é que grandes carregamentos da fruta em navios podem ser suficientes para disparar detectores ou sensores de radiação em determinadas circunstâncias. Eu nunca imaginei que algo assim pudesse acontecer. Encontrei essa informação na internet. Será que é mesmo verdade? Não tenho certeza.  Vamos à receita!

Ingredientes:
3 ovos
4 bananas nanicas (maduras)
2 xícaras de aveia
1/3 de xícara de óleo
2 colheres de sobremesa de fermento em pó químico
Uvas passas (opcional)

Bater bem no liquidificador: os ovos, o óleo e as bananas.
Numa tigela, colocar a aveia, juntar a mistura batida e mexer bem. Acrescentar o fermento e misturar delicadamente. Juntar as passas.
Se preferir, embora não tenha na receita, pode adoçar, porque esse bolo fica quase sem doce.

Untar a forma ou tabuleiro com manteiga, açúcar e canela em pó.
Assar em forno pré-aquecido por 40 minutos aproximadamente (pode ser um pouco menos, depende do forno). Fazer o teste do palito. Desenformar morno e se quiser, polvilhar açúcar e canela.


Espero que você prepare e depois conte se gostou do resultado. Aqui em casa já tinha formiga de olho antes do horário do lanche. Até mais!




Me acompanhe nas Redes:

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Que delicia, essa aparência incrível e ainda é saudável, quero muito experimentar, acho que vou fazer.

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem? Que dica mais interessante. Faz tanto tempo que não como nada de banana, fiquei com água na boca. Pela receita parece ser bem fácil de fazer. Gosto muito de aveia, então aposto que ficou uma delícia. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  3. Adivinha que é um desastre na cozinha? hahah isso mesmo, euzinha aqui.
    Mas acho que vou tentar fazer essa receita, mas não gosto de banana, tem como substituir por outra coisa?
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Olha a gordinha...rs
    Eu amo receitas, principalmente de doces deliciosos, adorei a receita e vou testar, sei que a minha mãe vai amar ^^
    Bjs ♥

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.