Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Receita de Cogumelo Shimeji


Quando minha filha estava para completar 17 anos ainda cursava o último ano do Ensino Médio. Perguntei a ela o que queria que fizesse para comemorarmos seu aniversário e ela me disse: – quero um jantar oriental. Fiquei um pouco assustada com o pedido pois nem conhecia direito esse tipo de comida, mas aceitei o desafio. Confesso que a comida oriental nunca me atraiu muito, exceto o frango xadrez. Mas fui pesquisar o que poderia fazer e vi que o cardápio não precisava ser muito complicado. Foi a primeira vez que comi Shimeji, era o ano de 2013. Eu não conhecia e nem sabia preparar, mas minha filha pediu com carinho e eu me esforcei porque era um prato muito caro para comer fora de casa.


O cardápio ficou assim: Frango Xadrez, arroz Chop Suey, Yakisoba, Shimeji e rolinhos primavera de forno porque não faço frituras em casa. Recebemos alguns amigos dela, da escola e alguns familiares. Foi uma noite muito agradável e o jantar estava realmente delicioso.


Essa semana, passando em um supermercado, vi algumas bandejas de cogumelos Paris e Shimeji muito bonitas e o preço não estava exorbitante. Aqui em Santos, tem lugares difíceis de adquirir esse tipo de alimento porque o preço é nas alturas. O cogumelo Paris, já preparei algumas vezes e acho delicioso, mas fiquei com vontade de comer Shimeji.
Esse tipo de alimento está conquistando cada vez mais o mundo ocidental. Inicialmente muito comercializado na China, atualmente é produzido e consumido no mundo inteiro.
É considerado no Japão, o mais delicioso dos cogumelos. Rico em vitamina B1, com baixo índice calórico e alto valor nutricional, ele contém pouca gordura, muitas fibras e minerais, e elevado valor proteico. Ele nasce em penca, pode ter chapéu escuro ou branco-amarelado e mede mais ou menos 2cm de diâmetro com um talo de 4 a 5 cm. Seu tamanho permite o cultivo em propriedades rurais pequenas. Veja mais informações sobre o Shimeji.
Preparei e realmente ficou delicioso!

Ingredientes:
1 bandeja de Shimeji branco (200g)
2 cs de manteiga ou outra gordura
1 cs de açúcar
3 cs de shoyu
2 cs de cebolinha picada

Modo de preparo:
Soltar o Shimeji (fiz com a faca) e lavar. Derreter a manteiga e refogar. Acrescentar o açúcar e o shoyu, misturando bem. Tampar a panela e deixar por 5 minutos em fogo mínimo. Apagar o fogo e salpicar a cebolinha. Está pronto!

E você, gosta de comida oriental? Eu ainda quero aprender a preparar outros pratos em breve.




Me acompanhe nas Redes:

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

5 comentários:

  1. Oi Quel. Sua receita de Shimeji que ilustra seu post me parece esplêndida!!! Dá água na boca e muita vontade de incluir no cardápio deste domingo. Desta forma, tenho certeza que o jantar de aniversário da sua filhota foi um sucesso. Obrigada por compartilhar e pela visita tão gentil. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca comi nada desse tipo, embora tivesse vontade. Aqui onde eu moro não tem restaurantes que sirvam estes pratos e eu sou uma negação na cozinha.rsrs
    Bom, confesso que olhando as fotos me deu vontade, vou copiar a receita e tentar fazer, procurar também se acho os ingredientes por aqui.
    bjs

    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
  3. Uma verdadeira aventura que a sua filha de proporcionou. Sou apaixonada sei mejia, gosto muito de comer. Gostei muito da sua receita, nunca fiz em casa. Mas vou fazer!

    ResponderExcluir
  4. AMOOO shitake e/ou shimeji na manteiga!! Sempre como em restaurantes e semana passada tentei fazer em casa, mas achei que não ficou tão bom. Agora estou vendo que é possível que não tenha ficado como devia porque não sabia da pitada de açúcar!! Adorei a receita, dá próxima vez vou tentar isso!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Nunca experimentei shimeji, mas morro de vontade! Gosto muito da culinária oriental. Achei super diferente a comemoração de aniversário da sua filha, algo que eu faria, com certeza. Seus pratos parecem deliciosos!

    Beijos,
    Attraversiamo.

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.