Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Clube Soroptimista Internacional e o XI Fórum Juvenil

Você já ouviu falar ou já leu algo a respeito do Clube Soroptimista Internacional? Eu tinha ouvido falar das soroptimistas, mas só sabia que era um grupo de mulheres que realizam um trabalho como voluntárias. Fui pesquisar mais um pouco a respeito e descobri coisas bem interessantes.
O clube Soroptmista Internacional de Santos é integrante da Federação Soroptmista das Américas, organização internacional de prestação de serviços voluntários. Atua nas áreas de saúde, desenvolvimento econômico, educação e direitos humanos. Sua principal missão é melhorar a vida de mulheres e meninas de comunidades locais e de todo o mundo. A instituição de Santos já atua há 55 anos na cidade.

XI forum juvenil do clube Soroptimista Internacional de santos

Fui convidada a participar da Comissão Julgadora (composta por três pessoas) do XI Fórum Juvenil, destinado a jovens de Santos. Esse Fórum é realizado pelas Soroptimistas a cada 2 anos e tem como objetivo promover o debate entre jovens de 15 a 19 anos incompletos, que estejam cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio. O evento promove sempre um debate sobre assuntos atuais e relevantes. Permite também revelar novos jovens líderes, proporcionando aos mesmos a oportunidade de discutirem, em grupo, assuntos atuais e de interesse geral. Visa ainda, identificar a melhor solução para as questões em debate, por meio da troca de conhecimentos e de ideias. O tema desse ano foi "A Influência da Era Digital na Sociedade: Vantagens e Desvantagens". 

XI forum juvenil do clube Soroptimista Internacional de santos


Estavam presentes as coordenadoras do evento, além de pais, professores, autoridades, amigas soroptimistas e alunos que haviam sido escolhidos em suas escolas para apresentarem seus trabalhos. Cada candidato expôs sua tese em até 3 minutos, apresentando seu ponto de vista sobre o tema. Em seguida, os jurados dirigiram questões a alguns alunos (cerca e 3 questões por jurado). Após ser questionado, o aluno tinha 1 minuto para responder ao jurado. Na sequência, os demais candidatos também puderam questionar os colegas, tendo esses mais 1 minuto para replicar. Foram apresentadas questões claras e objetivas. Os candidatos foram avaliados pela Comissão Julgadora, de acordo com os seguintes critérios: habilidade na percepção do problema, originalidade de ideias, capacidade de persuasão, objetividade na discussão, relacionamento com o grupo, capacidade de síntese e conhecimento do tema em debate. Após a avaliação, soma dos pontos obtidos e discussão da Comissão, chegou-se a um consenso e foram escolhidos os três vencedores.
O nível dos debates foi muito bom, porque os alunos se inteiraram do assunto e sabiam muito bem do que estavam falando. 

Realmente, há vantagens e desvantagens quando se analisa a era digital. No entanto, o que mais é frisado num debate como esse é a necessidade de se ter equilíbrio, como em tudo na vida. 

As vantagens são muitas, como a rapidez com que temos acesso a informação (basta perguntar ao Google), acesso a bancos digitais, aplicativos para transporte como Uber, pedidos de comida como o iFood, vários livros digitais disponibilizados para baixar gratuitamente ou através de compra, etc. A comunicação também ficou muito facilitada nessa era de Skype e WhatsApp. Fazemos novos amigos, retomamos contatos com amigos antigos e nos relacionamos diariamente com familiares fisicamente distantes. É possível assistir aulas e receber dicas de tudo no Youtube, além de cursos à distância totalmente feitos pela internet através de plataformas apropriadas.

Quanto às desvantagens, além do isolamento que pode causar, os discursos de ódio são disseminados, o cyberbullying (assédio virtual) pode afetar a vida de alguns, além do risco de saúde por uso inadequado (pode causar lesão por esforço repetitivo - LER), perda de acuidade visual, etc. 
Além disso, a era digital facilita ataques, como roubos realizados através da própria internet e torna-se necessário criar sistemas de proteção.

É necessário estar ciente dos riscos que se correm quando se utiliza toda essa tecnologia disponível. A geração desses jovens, já nasceu inserida nesse contexto e dificilmente saberiam viver sem todo o aparato tecnológico em que a sociedade está mergulhada.

Quem venceu foi uma garota. Ela concorrerá a prêmios, com jovens de todo o Brasil, na etapa nacional que acontecerá em breve. Mas no evento, foram premiados os três primeiros classificados dentre os dez participantes.

XI forum juvenil do clube Soroptimista Internacional de santos
Senti-me honrada com o convite, porque a indicação partiu de uma amiga muito querida. Sei que ela tem o maior respeito pelo meu trabalho, inclusive foi uma de minhas primeiras alunas há anos. Ela é uma pessoa muito antenada nas novidades tecnológicas, muito inteligente e aprendeu o básico da informática comigo. Lembro-me que, embora o computador fosse algo novo e complicado para sua geração, não se intimidou e perdendo o medo, começou aos poucos, digitando alguns pequenos textos e cartas. Trabalhamos juntas por um tempo numa associação da qual fazíamos parte do apoio feminino: ela era a presidente e eu era a secretária. Foi um período muito bom da minha vida e aprendi muitas coisas com ela. 

leonor com as soroptimistas
Minha amiga entre as soroptimistas (ela é a do meio)

Sou grata pela amizade que tenho com essa pessoa tão especial.




52 semanas de gratidao

Este texto participa também da Blogagem Coletiva Semanal #52semanasdegratidão de Elaine Gaspareto, cujo objetivo é valorizar e compartilhar nossas pequenas e grandes alegrias... nossas vivências e aprendizados.




Me acompanhe nas Redes:


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. Quel:
    Bom dia que bela descoberta de utilidade pública.
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Quel, fiquei pensando, quando li seus prós e contras... percebe que, embora a era digital ofereça tantos recursos, ainda assim o tempo parece cada vez mais escasso?
    Que paradoxo, né?
    E aprendi mais uma palavra que não lembro de haver lido antes: soroptimistas...
    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Quel!
    Bom a gente aproveitar e saborear a vida... vale a pena!
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.