Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Pinterest: o banco mundial de ideias disponível na internet

figura escrito internet e pinterest
Foto: pixabay.com

Com um quadro de cortiça conseguíamos concentrar informações em nossa casa diariamente, não é verdade? Mas além da desorganização que pode acontecer, não é possível prender tudo que nos interessa. 

Algumas pessoas mais organizadas, conseguem ter um quadro bonito. É possível também montar um painel em outras partes da casa como uma parede ou uma porta de armário, como minha filha fez. 


quadro de cortiça para pendurar o que interessa
Foto: acervo pessoal

painel no armário
Foto: acervo pessoal

Aprendi a curtir o Pinterest, ou melhor, a amar o Pinterest, melhor ainda, estou viciada em Pinterest. 
O fissurado por essa rede sempre foi meu marido e faz muito tempo que tenta me convencer a usar mais. Eu digo: amor, como faço tal coisa? E ele diz: vê no Pinterest. Mas é para tudo, tudo mesmo. Eu sempre dei muitas risadas por esse motivo. Mas me rendi!


“O Pinterest é conhecido como um banco mundial de ideias. O grande lance é que ele é um concentrador de links, porém, aparecem imagens. Uma imagem vale mais que mil palavras, o que é o grande ponto de atração dele. Ideias criativas, curadoras (saúde), reparadoras, renovadoras, inovadoras. Tem tudo lá!” – fala do meu marido.

O nome da rede social, criada em 2009, Pinterest - Pin (post) + interest (interesse) - significa que é possível “pendurar o que interessa”, como se fosse uma parede, um painel. Com ele é possível concentrar e compartilhar ilustrações, fotos e vídeos em diferentes pastas de acordo com a preferência de cada utilizador.

Os pins são os posts (fotos ou infográficos) e os boards são as pastas, que podem ser públicas ou privadas.
Possui versão Web (para Desktop) e também versão Mobile (para celulares).
Pode ser conectada pelo Facebook, pelo Google ou criar uma nova conta.
É possível pesquisar os pins dos assuntos de seu maior interesse na barra que tem na página inicial. É só buscar palavras, usuários (amigos ou não) ou temas.

Me animei mais depois que “pinei” o seguinte infográfico: 14 Receitas de chocolate quente para verdadeiros aficcionados. Todos os dias, há bastante tempo, várias pessoas salvam esse meu pin que está na pasta Comida. Eu fiquei impressionada, porque por um período ele foi salvo quase cem vezes diariamente. Recentemente resolvi então aprender a usar de verdade, apesar de já possuir o cadastro há anos, até mesmo antes do meu marido.

É possível adicionar um pin inédito vindo de seu próprio PC ou celular.
Pode-se importar as listas de amigos de algumas outras redes sociais como FacebookTwitter, Facebook Messenger e até do WhatsApp.

Depois que um pin novo for adicionado, os seguidores poderão compartilhar e comentar.

Você pode colocar ainda no seu perfil um slide com cinco de suas pastas para dar maior visibilidade para seus visitantes. Fiz isso no meu e achei muito legal.
Você pode também acrescentar algumas de suas pastas com visualização em seu próprio blog como um painel de fotos. Veja em meu post Cruzeiro marítimo e a realização de um sonho.

Clicando em um pin e sobre o botão “Visitar”, você acessa a fonte original (site ou rede social). Pode também clicar no lápis e alterar ou acrescentar a descrição, escrever um comentário e compartilhar (setinha para cima) com outras redes. Pode ainda acrescentar informações se experimentou o pin (podendo até acrescentar foto demonstrando a experiência).

Se você tem um blog, pode criar uma pasta para seus posts com link direcionado para ele, por exemplo: Textos. Veja minha pasta Textos. Se você tem Instagram, pode criar uma pasta para acrescentar suas postagens dessa rede também, direcionando os links. Veja minha pasta Instagram. E assim por diante, você cria pastas de acordo com seu interesse, como receitas, jogos, plantas, enfim, inúmeras pastas com inúmeros assuntos. Abaixo, um exemplo de painel com minha pasta "Significados", feito com orientação do próprio aplicativo. Abri a pasta, cliquei nos três pontinhos (...) no alto da tela e escolhi "Criar widget". Só é necessário entender as orientações e ter coragem de acrescentar dados no HTML do seu blog, mas não é nada do outro mundo. Meu conselho é que coloque os dois códigos disponibilizados, um em baixo do outro.




Uma coisa que é feita pelo próprio Pinterest: toda vez que você acessa, ele te oferece pins de acordo com suas preferências. Te envia também sugestões por e-mail.

É possível também criar um pin ou pasta nova a partir de links da internet, lugares ou imagens e fotos. Criando a partir da internet, pode compartilhar um link ou site que ache atrativo. Criando a partir de um lugar, você marca sua localização. Se criar a partir de imagens e fotos suas, basta fazer o upload de seu dispositivo.

Para adicionar um pin que não esteja publicado ainda, é só acessar o perfil e pressionar o botão “+”, escolher “Enviar imagem” e acessar a pasta no seu dispositivo.
Se já estiver publicada a imagem num link, mas não conseguir salvar como pin, pode-se enviar direto do dispositivo da forma acima e em seguida colocar a URL onde se encontra o texto a ser direcionado.

O vídeo abaixo, mostra o quanto é fácil utilizar o aplicativo e o que se pode fazer com ele no celular, mas também pode-se fazer quase igual no PC.



Espero que descubram o Pinterest como eu descobri, se apaixonem como me apaixonei e utilizem como algo útil e prazeroso. Se tiverem dúvidas, deixe um comentário e vamos aprender mais, juntos. 




Me acompanhe nas Redes:


                                                       



Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

20 comentários:

  1. Oie! Eu descobri o Pinterest há pouco tempo e ainda estou me familiarizando com ele... Tomara que consiga me habituar a essa rede que todo mundo fala tanto... rs
    Bjks!

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por ter lido o texto. Com certeza vai se habituar com o Pinterest. E o legal é poder fazer uma pasta para divulgar seus posts do blog. Quero acessar em breve essa pasta. Bjs.

      Excluir
  2. Olá.
    Eu simplesmente amo essa plataforma, tudo que eu procuro lá.
    Sempre que estou sem ideia ou querendo fazer algo novo eu corro para o Pinterest, é muito amor depois do Instagram é minha plataforma preferida.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho que já se faz 1 ano que tenho meu pinterest mais nunca tinha olhado como um mural de informações. Que legal amei o post.
    www.denisemendoncablog.com.br

    ResponderExcluir
  4. Seu post ficou ótimo! Eu sou nova no pinterest e não sei mexer muito bem ainda, mas é uma ótima plataforma para divulgar as coisas através de imagens. Além disso, facilita o encontro do blog em qualquer plataforma.

    Beijos,
    www.littlesecretsblog.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raquel... Eu já tinha o Pinterest, mas tinha deixado ele de lado, depois desse post acho que vou dar mais uma chance a rede social e fuçar pra pegar prática (pq nem o login eu lembro direito) hahaha Adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Eu ainda me sinto meio perdida no Pinterest e o acho desorganizado,mas realmente ele tem o poder de aumentar vizualizações.
    Em Abril postei fotos da serie "13 Reasons why"e que vivem sendo salvas em pasta e se transformou no meu post mais vizualizado no blog.
    Acho que quanto mais apreender a mexer ali , mais vamos conseguir atrair o publico para o blog

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  7. Olá
    EU sou uma apaixonada pelo Pinterest. Ainda estou aprendendo todo dia sobre a rede, mas já amo muito e tento sempre usar ela em favor do blog e da minha divulgação. O que acho mais legal sobre ele é que quanto mais antigo um pin, mais visto ele fica, porque vai ganhando mais pins.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Se tem uma coisa que eu amo, essa coisa é o Pinterest! Começou há uns anos atrás qnd salvava fotos de jardins e bibliotecas maravilhosas e agora com o blog eu salvo ideias e inspirações maravilhosas também!
    Seu post ficou super explicativo! :)
    Bjs!
    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca subi nada meu no pinterest, nem tenho seguidores por lá, mas ele é o meu amorzinho supremo pra inspirações. Sou igual ao seu marido, tudo o que eu preciso vou procurar no pinterest hahaha! Desde desenhos pra tentar fazer releitura até inspirações e ideias pro meu TCC, AMOOO!
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
  10. Muita gente fala desse applicativo ♥ eu sou super leiga nele estou estudando para começar agregar na minha vida ♥

    ResponderExcluir
  11. Pinterest é viciante ! Eu entro lá e perco horas pesquisando de tudo, coisas uteis e inúteis, hehehehe.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que tenho uma certa dificuldade em usá-lo! Vou dar uma olhada no seu e pegar inspirações <3

    www.doceestranheza.com.br

    ResponderExcluir
  13. Conheço o Pinterest há um tempo, mas confesso que sou péssima nele. Nao sei mexer direito e não fazia ideia dessas coisas que você falou no post haha sério! Mas, me animei. Vou salvar sua postagem para poder voltar aqui quando surgirem dúvidas. Muito bacana mesmo a sua explicação. ❤

    ResponderExcluir
  14. Eu uso muito o Pinterest para inspirações, passo um tempinho olhando as coisas lindas que te lá. Massss confesso que fiquei sabendo de um monte de coisa nova aqui nesse post. Conheci o site a pouco tempo e não imaginava que ele era tão legal assim. Amei o post! Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Vou ser sincera até o ano passado quase não dava atenção ao Pinterest mas depois que precisei de inspirações para meu home office me apaixonei. Hoje é impossível não entrar todos os dias e separar inspiração sobre qualquer coisa, ainda mais decoração para casa. Como pode existir tanta coisa linda não é mesmo? Ele ajuda na organização, com ideias, mostra jeitos mais fáceis, e o melhor dicas bem baratinhas também. Amei seu post, incrível. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Eu amo o Pinterest, sério! E de uns tempos pra cá, ele tem me ajudado muito no engajamento do meu blog! Não tem como não amar! ♥ Beijo :)

    ResponderExcluir
  17. Eu descobri o Pinterest a mais de um ano. No começo não dei muita bola pra ele porque usava o WeHeartIt, mas depois acabei viciando e agora só uso ele. Todo dia pelo menos eu dou uma olhadinha e às vezes acabo ficando horas procurando imagens novas. Virou um vício!


    Relíquias da Lara
    Vem participar do sorteio que está rolando!

    ResponderExcluir
  18. Eu precisava desse post, fico completamente perdida no Pinterest e seu post vai me ajudar muito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi querida
    Adoro o Pinterest, mas confesso que ainda apanho...rs
    Ótimo seu texto, adorei as dicas
    BJks mil

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.