Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Tipos de ameaças que nos intimidam diariamente

boneco com o coração partido
Imagem: pexels.com

A ameaça inicialmente pode ser algo sutil e velado, mas pode-se transformar em algo direto, resultando em uma crise explícita.

Num dicionário, ameaça é um fato, ação, gesto ou palavra que intimida ou atemoriza. Exemplo: a ameaça aterradora da guerra.

Mas também “pode-se ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave: a pena é detenção, de um a seis meses, ou multa.” – Art. 147 do Código Penal Comentado.


Algumas mulheres são ameaçadas diariamente, por seus companheiros que muitas vezes acabam chegando às vias de fato, cometendo agressões ou até homicídios. Crimes passionais são realidade em nossa sociedade.
Ainda sobre as mulheres, são ameaçadas por parte da sociedade machista e suas declarações e piadas “misóginas” no meio do expediente de trabalho, por exemplo.

Como seres humanos, diariamente somos ameaçados de sequestro relâmpago, assaltos à mão armada, furtos, estupros, agressões físicas e outros tipos.

No dicionário, ameaça pode significar ainda, indício de acontecimento desfavorável ou maléfico; sinal. Exemplo: ameaça de temporal ou de doença.

Não somente nas questões citadas acima aos seres humanos, ela surgiu há anos em nosso ecossistema também.
Surgiu a ameaça de que os recursos hídricos que possuímos, acabaria de vez. Há quinze anos atrás, previa-se isso para 2050, mas essa data já foi antecipada.
A ameaça de extinção de algumas espécies de animais é fato e isso preocupa principalmente os biólogos que possuem conhecimento mais próximo sobre o assunto e suas consequências. A sociedade tem adquirido conhecimento sobre isso e tentado colaborar.
Danos ao meio ambiente são ameaças constantes e podem influenciar a vida da população em geral, de modo negativo. Então, pensar no meio ambiente, é pensar na própria vida.

Muitas vezes nos sentimos ameaçados, não somente por uma intimidação, como entendo que o código penal se refere, mas no dia a dia de nossas vidas.
Somos ameaçados em nosso sustento, quando a crise econômica invade nossos lares. Exemplo: desemprego.
Nossos sentimentos são ameaçados quando um cônjuge já não é fiel ao relacionamento e isso pode resultar em separação/divórcio. Ameaça de não ter um lar como sonhado quando se uniram.

Atualmente, informações que colocamos em redes sociais podem ser usadas de forma errada. Podemos ser intimidados, sermos vítimas de chantagem e extorsão.  Cyberbullying, roubo de dados, espionagem e vazamento de informações íntimas também servem a esse papel. Nos sentimos ameaçados no campo virtual também.

Como corremos riscos o tempo todo, se pensássemos nas ameaças que sofremos, nem sairíamos de casa. Mas como, se nem em casa nos sentimos seguros?

“Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral,
é criar uma ameaça à sociedade”.
Theodore Roosevelt


logo half beda





Esse texto também faz parte do desafio Imagem & Palavra do Café com Blog
A palavra que recebi foi AMEAÇA.
Logo Imagem e Palavra Café com Blog


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Muito bacana e oportuna sua reflexão, Quel!
    Sim, se pensarmos bem, em qualquer lugar podemos nos sentir ameaçados...por isso é importante ter fé em algo maior, algo que te proteja.
    Eu gosto muito deste projeto e vou postar a minha participação logo também.
    Vamos que vamos no nosso beda!
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  2. Pois é hoje a gente se sente inseguro em vários lugares para não dizer em todos, por isso costumo dizer que temos que viver bem cada dia e ter fé no coração.

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.