Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Organizando a pia para manter a higiene

Ontem li o post no blog da Clô – Casa Mia com o título Pia Limpa: “Eu sempre lavo primeiro copos e xícaras, acho que se deixá-los para o final engorduram muito. Depois passo para os talheres, pratos e as panelas ficam para o final (pois gosto de deixá-las de molho em água quente com sabão). Coloco tudo no escorredor e vou limpar a pia. Recolho todos resíduos de alimentos, espalho detergente, limpo toda a cuba da pia. Retiro os pratos do escorredor, seco e guardo.”
Engraçado que ontem logo cedo havia pensado em fazer um post falando a respeito da minha esponja e pia. Faço quase tudo igualzinho a ela, mas não seco louça, sempre deixo escorrendo, depois guardo. Só dou uma secadinha final se precisar. Meu escorredor é grande e não ocupa espaço na pia (fica pendurado). Lavo a cuba com um produto multi-uso porque acho que deixa mais limpinha. Passo o rodinho sobre a pedra para não deixar molhada.
Então, resolvi fazer essa citação e acrescentar algumas ideias que podem ficar como sugestão.
Temos o hábito de não deixar os copos sujos dentro da cuba para não engordurarem. Depois de usados, sempre faço uma pré-lavagem só com água e deixo de molho para não grudar, se for uma vitamina, por exemplo.
Não uso sabão em barra, só detergente, aprendi isso com uma amiga antes de me casar. Ela dizia que não usava porque ficava uma meleca só, a vasilha onde este era colocado. Eu concordei e quando me casei, aderi a idéia em minha casa. Então, há 21 anos, meu marido fez um porta detergente com um pote de acrílico que servia para guardar biscoitos. Fez um furo para colocar uma torneirinha dessas de filtro e furou na parte de trás para pendurá-lo na parede. Eu amei a idéia e é o mesmo até hoje. Só troquei a torneirinha uma vez, porque quebrou, mas é super baratinha. Depois de alguns anos comecei a ver alguns modelos prontos para vender.

Porta detergente


Higienizo minha esponja no micro-ondas (potência máxima – 1 a 2 minutos), num pires, molhando um pouco antes. Mata as bactérias. Li a respeito que pode-se também usar água sanitária, mas já experimentei e deixa a esponja amarelada, não gostei. Gosto dessa esponja azul porque posso lavar minhas panelas de teflon sem o perigo de riscá-las. A esponja verde e amarela só utilizo para limpeza (vou contar baixinho: não deixo a faxineira usar - ela está aqui hoje - senão ela sai arranhando as coisas pela casa com ela, por exemplo, a válvula do vaso sanitário). Eu escondo essas. Ah, e tem que ter uma para cada coisa, a da cozinha, a do banheiro, a das paredes e portas quando preciso, etc.



E outra coisa importante é o paninho que uso para limpar a mesa, secar a pia, etc. Uso, lavo e deixo sempre pendurado para não ficar com mau cheiro. Mas, quando percebo que está com cheiro forte, lavo bem com detergente e depois coloco num pratinho no micro-ondas também, molhado. Umas gotas de água sanitária também higienizam. Eu uso perfex, mas ele dura vários dias. Quando vejo que está ruim, jogo fora. Sei que seria mais ecológico usar um tecido de algodão para reutilizar, mas não consigo, fica gosmento, não gosto.


Penduro também nesse pendurador, que fica bem acima da minha pia, o pano para secar as mãos. O pano de pratos para secar louça, penduro em outro lugar, o meu sempre está seco.
Bem, espero que tenham gostado das dicas. Um ótimo dia para vocês.
Beijos

Quel
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Nossa, muito legal essas dicas. Utilidade pública! Coisa que todo mundo deveria saber e eu não sabia. Esse pendurador de paninhos e a parada do detergente, muito legal (nunca tinha visto). Essa ideia do micro-ondas é boa tb..mas eu sempre jogo a esponja fora rapido pq so custa 49cents e não tinha parado pra pensar no impacto ambiental. Excelente post!

    ResponderExcluir
  2. amei as dicas menina. nunca fiz isso com minha esponja. ultimamente não tenho cuidado da casa como gosto. fui chamada num concurso que passei e há 4 meses estou fora de casa... Esse fds mesmo fiz uma faxina geral. A gente tem faxineira mas nunca elas fazem as coisas do jeito certinho. Essas dicas da cozinha anotei e vou passra a higienizar minha esponja!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas! Sempre começo com os copos, acho mais fácil e prático.Muito bacana ler posts diferenciados, que auxiliam o dia a dia. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel,
    Estou me deliciando com seu blog!!!
    Acabei de conhecê-lo.
    Vou te contar um segredo: sou muito desorganizada rsrsr meu marido fala que é porque quero fazer tudo ao mesmo tempo.
    E aqui no seu blog estou aprenderndo varias coisas legais e praticas!
    Parabens!!!!
    bjos

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.