. . . . Julho - Mês de férias - Mania de Organizar e Viver Saudável

Julho - Mês de férias

Esse mês de julho foi atípico porque sempre nas férias viajamos para algum lugar. Normalmente vamos ao Rio à casa da minha sogra, mas ela fez uma cirurgia na coluna recentemente e ficou internada por vários dias. Meu marido poderia ter ido sozinho, mas achou melhor esperar que ela se restabeleça para irmos juntos. Normalmente também vamos à casa da minha irmã e irmão em Piracicaba ou vamos à casa de um outro irmão meu em Arthur Nogueira. No mínimo vamos à São Paulo à casa da minha cunhada ou à qualquer outro lugar que seja possível. Teria ido dessa vez à Minas Gerais, pois recebemos o convite para participar do aniversário do filho de uma prima. Mas, dessa vez não saímos da Baixada Santista.
Recomecei a trabalhar no dia 7 de junho como professora. Apesar de já ter prática em escolas, as aulas destinadas a mim me trouxeram um novo conhecimento. Robótica com Lego é algo que sequer tinha ouvido falar antes, mas que me apaixonei assim que me foi apresentada a proposta. Recebi alguns dias de capacitação para conhecer o material, a proposta pedagógica, etc. Durante o mês de junho, administrei várias aulas, para já me ambientar com meus novos alunos e então poder iniciar o segundo semestre com carga e pique total.
Aqui no Estado de São Paulo os professores de escola particular, gozam suas férias durante o mês de julho e no mês de janeiro desfrutam do recesso e treinamento. Em função de ser algo novo para mim, resolvi que me dedicaria durante o mês inteiro ao assunto, me preparando para desempenhar bem o meu papel de professora.
Nos dez primeiros dias de julho, me dediquei ao planejamento do 2.º semestre, enviando-o por e-mail para minha coordenadora. Nos dias seguintes, tenho me dedicado a explorar o material que trouxe emprestado da escola para esse fim. Todo dia faço uma montagem diferente com os kits. As montagens são objetos que representam a realidade no dia-a-dia da sociedade.
Veja a seguir o "materialzinho" que tenho explorado e algumas montagens que serão feitas em sala de aula.

Revistas Lego Zoom, manual de montagem e do professor, semanário e kits Lego. Planejamento.
Balança e cadeira de rodas
Girafa e ventilador 
Moedores de cana
Separador de lixo e teleférico
Torre e empilhadeira






















Os  alunos devem se responsabilizar por suas próprias aprendizagens, adquirindo competências, conhecimentos, habilidades e atitudes que lhes faltam e a ideia é conseguir o que preconiza Perrenoud: substituir cabeças bem cheias por cabeças bem feitas.

Um abraço, pessoal!

Quel

5 comentários:

Lilian Mayer disse...

Muito bacana este material de trabalho, você dá aulas de quê???
beijos,
Lilian.

Renata disse...

Oi Raquel!
Deve ser muito legal dar aulas de robótica assim com Lego!
Eu adorava brincar de lego quando meus sobrinhos eram pequenos, inventávamos mil coisas.
Hoje fui de novo lá no Decora santos. Estava um pouco melhor, pelo menos os apartamentos decorados estavam abertos...comprei os vidrinhos que eu queria, depois eu mostro...mas continuo achando que a feira foi fraca.
Beijos, renata
palpitandoemtudo

Carla Pessoa disse...

olá Raquel saudades de suas blogagens!!
que bom que está gostando sempre é bom desafios..eu adoro!!!
Sucesso!!
bjkas
Carla Pessoa

Susi karin disse...

KARACAS! QUEL, VC HEIM, NA MINHA ÉPOCA DE ESCOLA NÃO TINHA ESSAS COISAS NÃO MALEMA, TINHA PROFESSOR KKK, MUITO INTERESSANTE VC MONTOU UM MONTE DE COISAS SUPER LEGAIS QUE 10!!!
PARABÉNS PROFESSORA!

Renata disse...

Oi Quel!
O que houve que andas sumida? Tem trabalhado muito?
Passei pra te avisar que está rolando sorteio lá no blog. Apareça!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo