Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Mantendo a saúde com a alimentação





Seis fases da vida, como são e o que é necessário para manter a saúde em cada fase.

Gestação
Manutenção da nutrição, saúde materna e garantia do adequado crescimento e desenvolvimento do feto. Fornecem nutrientes à gestante: vegetais de folhas escuras como espinafre, rúcula, brócolis, escarola, agrião e também os legumes, frutas cítricas e grãos integrais.


Primeira Infância
O leite materno é considerado o primeiro alimento funcional que o indivíduo recebe. Estudos mostram que crianças amamentadas com leite materno vão ter colesterol mais controlado na fase adulta, evitando o surgimento de diversas doenças.

Escolares
Um intestino saudável é fundamental nesta fase para que a absorção de vitaminas e minerais seja suficiente para o desenvolvimento da criança. Alimentos funcionais que aumentam as defesas do organismo são os prebióticos: chicória, cebola, alho, alho poró, alcachofra, aspargo, cevada, banana, centeio, grão de soja, mel, grão de bico, tremoço, tomate e açúcar mascavo.

Adolescência
Segundo período da vida em que o crescimento tem sua velocidade máxima. Pico de formação de massa óssea – necessidade de uma quantidade ideal de alimentos ricos em cálcio.  Além do leite e seus derivados, podemos encontrar o cálcio em: vegetais de folhas escuras, brócolis, couves, espinafre, gergelim, aveia, amêndoa, avelã, castanha do Pará e peixes como a sardinha.
O selênio (considerado um antimicótico local) pode auxiliar na redução da acne, pois possui propriedades antioxidantes e neutralizadoras de radicais livres. Fontes: castanha-do-pará, nozes, lentilhas e gérmen de trigo.

Adulto
Na mulher, as isoflavonas da soja podem ser benéficas no tratamento da síndrome pré-menstrual, mais especificamente na redução da enxaqueca, sensibilidade mamária, cólicas e inchaço. Nos homens, o consumo de alimentos ricos em antocianinas, que se caracterizam pela cor arroxeada (uva, jabuticaba, morango, cereja, ameixa, açaí, beterraba berinjela) são fundamentais para a proteção do coração, pois são altamente antioxidantes e anti-inflamatórios.

Terceira Idade
Podem ter doença de Alzheimer e a memória é a mais prejudicada pela diminuição de neurotransmissores, redução de neurônios e também do fluxo sanguíneo. Uma vitamina importante nesta fase é a colina. Fonte: lecitina de soja, bife de fígado e gema de ovo. Especialistas afirmam que a lecitina de soja é uma das fontes de colina mais bioativas do nutriente, além de ser natural e não conter colesterol.




Esse texto não é de minha autoria, mas é baseado no material do curso Técnico em Nutrição e Dietética. Para tirar dúvidas sobre alimentação ou dietas, procure um nutricionista.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.