Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Receita de Bolo de Cenoura com Amêndoas (sem glúten)




Comi esse bolo na casa de uma amiga que fui visitar. Não tem como não me sentir amada por ela. Quando cheguei em sua casa, ela me disse: - Fiz um bolo fit porque sei que você gosta! Ai, que amor! Deus me deu essa alegria de ter amigas tão carinhosas.

Ela é minha amiga há mais de 30 anos e vivemos muitos momentos interessantes juntas (falei sobre as bodas de prata dela aqui). A conheci na igreja e quando solteiras, íamos à sauna juntas. Ela me deu reforço de Matemática quando precisei para prestar concursos, porque é graduada nessa área. Depois que se casou, quando seu marido ficava às vezes à noite no trabalho porque era policial militar, eu dormia na casa dela. Aprendi com ela a não usar sabão em barra na pia (já contei aqui). Com o marido, minha ligação foi mais musical, porque cantei com ele algumas vezes. É, gosto de cantar e já cantei em casamentos! Pena que não tenho filmes (talvez se eu procurar com amigos, encontre). Mas, qualquer dia faço uma postagem sobre isso. São nossos padrinhos de casamento e seu marido cantou durante nosso evento de noivado, nossa despedida de solteiro e nossa cerimônia de casamento. Brinco com ele e digo que foi contratado para isso. Têm dois filhos que foram meus alunos na escola em que trabalhei de 2002 a 2009 (já contei aqui).

Mas, voltando ao objetivo da postagem, morri de amores por esse bolo. Peguei a receita dias depois e fui preparar, quando descobri que estava sem amêndoas em casa. O jeito foi adaptar e então coloquei nozes no lugar. Ficou delicioso, mas ainda farei a receita original.


Ingredientes:
4 ovos
1.1/2 xícara de açúcar demerara
1 limão (raspas)
3 colheres de sopa de óleo de coco
100g de coco em flocos
7 colheres de sopa de amêndoas processadas (raladas)
½ xícara de farinha de arroz
3 cenouras cozidas previamente na água e sal e processadas
1 colher de sopa de fermento em pó químico

Modo de Preparo:
Untar a assadeira (usei a de bolo inglês grande).
Bater as claras em neve e reservar.
Bater as gemas com o açúcar demerara até virar creme.
Juntar as raspas de limão, o óleo de coco, o coco em flocos, as nozes (reserve um pouco), a farinha de arroz, as cenouras e por último, o fermento em pó. Misturar as 4 claras em neve delicadamente.
Jogar um pouco de nozes picadas por cima, antes de assar.


Assado na forma de bolo inglês.

O bolo ficou realmente delicioso e um pedaço já satisfaria. Pena que aqui em casa só um pedaço é pouco para as duas formigas que aqui residem. Mas, da próxima vez eu já vou congelar logo a metade, porque assim a farra é evitada. Ou convido alguma amiga para tomar um chá comigo. rsrs

Se você fizer o bolo, me conta se gostou, se você tem amigas tão queridas quanto eu tenho ou se você também canta, deixe um comentário.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.