Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Receita de chuchu crocante



Há dias atrás, a pedido de minha filha, preparei a receita de chuchu crocante.  Já tinha preparado a um tempo atrás e ela se apaixonou pelo sabor e crocância. Já tinha preparado antes e ela amou! É uma receita simples, fácil de preparar e serve de guarnição para a refeição.

Mas, sabe que até bem pouco tempo eu não preparava receitas com chuchu? Pois é! Eu achava que chuchu só tinha água e nada de nutritivo. Me enganava, porque ele é muito nutritivo.

O chuchu é um alimento baixo em calorias e rico em água. Uma xícara fornece cerca de 38 calorias de energia (cozido). É pobre em gordura saturada e não contém colesterol. Mas é uma rica fonte de fibra dietética, alimento ideal para aqueles que tentam perder peso. É rico em fibras, o que é útil no controle dos níveis de açúcar no sangue e para manter o colesterol baixo. É uma boa fonte de Vitamina C, folato, Tiamina, Riboflavina e piridoxina.
É pobre em sódio e rico em potássio, o que é bom para manter os níveis normais da pressão arterial. Ele também contém outros minerais, como o Cálcio, Magnésio, Fósforo e Zinco. Além de um potente antioxidante, a vitamina C por exemplo, também contém outros, que ajudam a destruir os radicais livres. Apesar de não ser muito atraente e dar um certo trabalho para descascar, vale a pena consumi-lo pelas propriedades que colaboram com a melhora da saúde em geral. Colabora inclusive com o emagrecimento, e isso a gente quer “muito”, certo? Claro que sim! Digo então, sim ao chuchu!

Mas você conhece esses termos? Antioxidantes e radicais livres? Os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente pelo organismo durante processos como respiração e produção de energia. Essas moléculas reagem com componentes do corpo, podendo causar diversos danos à saúde. Para evitar e neutralizar a ação dos radicais livres, o organismo produz moléculas chamadas antioxidantes. No entanto, o problema acontece quando ocorre um excesso de radicais livres e a quantidades de antioxidantes naturais são insuficientes para neutralizar a sua ação, contribuindo dessa maneira, para o envelhecimento precoce e até mesmo o surgimento de várias doenças. Se quiser saber mais, leia leia o texto completo. Mas, vamos à receita!


Chuchu crocante

Ingredientes:
2 chuchus
1/2 xícara de vinagre branco
1/2 cebola fatiada bem fina
3 colheres de sopa de azeitonas picadas
2 colheres de sopa de molho shoyu
3 colheres de sopa de vinagre de maçã
2 colheres de chá rasas de orégano
1 pitada de pimenta do reino
Sal a gosto

Modo de preparo:
Colocar no fogo uma panela com 1/2 litro de água, acrescentar o vinagre branco e deixar aquecendo. Enquanto isso, cortar os chuchus em duas partes, tirar as cascas e fatiar bem fininho. Quando a água estiver fervendo, colocar os chuchus e deixar cozinhar até que fiquem um pouco amarelos. Tirar do fogo e escorrer em escorredor de macarrão dentro da pia, debaixo da água fria. Retirar o chuchu com as duas mãos, apertando para retirar todo o excesso de água. Ele ficará meio amassado e este é o ponto certo. Misturar bem numa travessa o chuchu com os demais ingredientes. Guardar na geladeira até a hora de servir. 


Minha intenção é encontrar outras receitas com chuchu e me comprometo a postar aqui, já que suas propriedades nutricionais são tão boas.
Que tal preparar? Não marquei o tempo de preparo, mas não leva mais que 30 minutos.


Esse texto é composto também por minhas opiniões pessoais, baseadas em experiência de vida e um certo aprendizado na área como Técnica em Nutrição e Dietética. Para tirar dúvidas sobre alimentação ou dietas, procure um nutricionista.


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.