Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Cruzeiro marítimo e a realização de um sonho

navio Costa Fascinosa

Quem acompanha meu blog, sabe que gosto muito de viajar e que desde muito cedo iniciei nessa aventura. Penso que cada viagem é um investimento que fazemos em nossas próprias lembranças e isso levamos para a vida, para nosso futuro, para nossa história. No futuro podemos contar para os amigos, para os filhos, para os netos. Encher a mente com lembranças de viagens é maravilhoso porque traz uma alegria imensa. Quando paro para pensar nos lugares que conheci, lugares que vivi aventuras, lugares que desfrutei na companhia de amigos, família ou mesmo sozinha, é como se viajasse novamente. Quando viajamos, saímos do lugar comum, da rotina, dos afazeres cotidianos e isso é um ótimo exercício, servindo até como terapia. 
Nos últimos anos, no entanto, eu e minha família fizemos poucas viagens a lazer. Viajamos bastante, mas muito mais para rever familiares que moram distantes de nossa cidade. 



No dia 13 de junho é comemorado o Dia do Turista e aceitei o desafio de escrever sobre o tema. Um de meus sonhos como turista era fazer um cruzeiro marítimo. Tenho uma amiga que gosta tanto, que faz a viagem normalmente duas vezes ao ano. Conheci também um casal que faz um cruzeiro anualmente. Várias pessoas que conheço já fizeram esse tipo de viagem e falavam muito bem. Como moro numa das cidades de onde partem os navios, durante a temporada de cruzeiros sempre acabava vendo fotos, sabendo dos detalhes. Para alguns, isso é algo comum, mas para mim, era um sonho a realizar, porque meu marido não queria fazer essa viagem.
Ele levou quase três anos para se empolgar com a ideia e fui nutrindo esse desejo, sonhando com o dia que iria realizá-lo. Isso aconteceu recentemente, mas a espera valeu a pena!

saindo do porto de Santos
Finalmente nos preparamos para viajar. Compramos nossas passagens via internet e escolhemos uma “cabine garantida” interna que poderia se tornar em externa com varanda através de um sorteio. Fomos sorteados e viajamos nesse tipo de cabine. 
Escolhemos um mini cruzeiro de 5 dias e 4 noites no navio Costa Fascinosa, cujo trajeto era Porto Belo/SP, Ilhabela/SP e Angra dos Reis/RJ. Para embarcar, primeiro foi necessário tomar um “chá de cadeira”, aguardando o embarque.
Mas valeu a pena toda a espera, porque na verdade embarcamos num hotel flutuante. Tínhamos tudo a bordo e todas as refeições estavam incluídas no pacote adquirido. Não adquirimos pacote de bebidas por considerarmos desnecessário. Água tinha à vontade o tempo todo e isso é o que costumamos beber.
Pedi informações às pessoas que já tinham feito esse tipo de viagem sobre detalhes e conselhos que pudessem me dar. Uma amiga me disse que nunca despacha mala, leva somente uma mala de mão. Fizemos dessa forma e foi muito mais rápido na hora do desembarque. Outra amiga aconselhou a não comprar nada nas lojinhas até a véspera do desembarque porque os preços caem. Outras me falaram da roupa branca.

O navio Costa Fascinosa é lindo e tem várias opções de lazer como várias piscinas e jacuzzis, teatro de três andares, casino, biblioteca, bares, restaurantes, academia, danceteria, centro comercial, etc. Os ambientes são refinados e ele é todo decorado com obras de arte originais de artistas famosos e emergentes, além de muitas outras reproduções. As noites geralmente são temáticas. Numa delas, tivemos a noite italiana e todos cantaram o “Funiculi Funiculá” tradicional. Numa outra noite teve a festa do branco no deck da piscina.  Teve também o jantar de gala, que foi muito legal de participar. Pelo que pesquisei antes, a noite do branco é comum em quase todos os navios. Portanto, se você vai fazer um cruzeiro, leve uma muda de roupas brancas.
Café da manhã, almoço e jantar eram servidos à la carte (cozinha internacional) ou em self-service. No almoço preferíamos ficar mais livres e íamos no self-service. Porém todas as noites jantamos no restaurante à la carte, no primeiro horário que era às 19h30. Às 22h, no restaurante  self-service, podíamos comer frutas à vontade.


Nossa cabine nos permitiu assistir o nascer do sol como um espetáculo, de forma privilegiada. O por do sol, acabamos não vendo em nenhum dia por estarmos em atividades no horário. Mas, mesmo quem fica em cabine interna, pode assistir a esses espetáculos, saindo para o deck externo. 
Uma das coisas que fizemos todos os dias a bordo, foi participar das aulas de spinning (bicicleta), jump e pilates. Isso foi muito legal, porque não ficamos no sedentarismo por cinco dias consecutivos, afinal, come-se muito bem a bordo.

Foram dias maravilhosos que pudemos desfrutar do navio e admirar lindas paisagens, registrando tudo em fotos e vídeos.

Ainda sonho em fazer outras viagens, mas me sinto muito feliz e grata por ter realizado esse sonho de fazer um cruzeiro marítimo.
Se quiser saber sobre esse tipo de viagem, comece por aqui em Como programar uma viagem de navio?, para ver as dicas.

E você, gosta de viajar? Já realizou a viagem dos seus sonhos? Conta nos comentários!





52 semanas de gratidao

Este texto participa também da Blogagem Coletiva Semanal #52semanasdegratidão de Elaine Gaspareto, cujo objetivo é valorizar e compartilhar nossas pequenas e grandes alegrias... nossas vivências e aprendizados.




Me acompanhe nas Redes:

                                                         
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. Ah, eu AMEI seu post, Quel!!
    Em alguma encaranação fui marinheira, com certeza!!
    Eu AMO viajar de navio e fizemos algumas viagens, mas quero mais, muito mais...rs
    Não conheço este navio ainda.
    Lindas as fotos
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Quel!
    Tão bom fazer um cruzeiro e só fiz dois mas ando com vontade de fazer outros, gosto dos show de relevância e das paradas em terra nas ilhas lindas... ou em belas praias...
    Seja feliz e abençoda!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Quel:
    Tãoãoão bom realizar sonhos! Que venham muitos realizáveis por aí.
    beijocas

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.