Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Resiliência: a capacidade que alguns possuem de se refazer e continuar



foto de charles chaplin


Resiliência

Na etimologia da palavra, resiliência é elasticidade. Mas também tem como significado, a capacidade de uma pessoa voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Demonstra se ela sabe ou não funcionar bem sob pressão.

Na psicologia, resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.


"Ser resiliente é ter a capacidade de enfrentar crises, traumas, perdas, graves adversidades, transformações, rupturas e desafios, elaborando as situações e recuperando-se diante delas." - Paulo Yazig Sabbag

vá em frente e nunca pare
Photo by Fab Lentz on Unsplash

Às vezes, tomar a atitude de chorar, explodir (gritar, xingar) ou sair correndo é o mais fácil. Mas tem gente que além de enfrentar o problema, consegue aprender e crescer emocionalmente com ele. Esse é o resiliente, aquele que tem a rápida capacidade de recuperar-se.

Charles Chaplin é um dos maiores exemplos de resiliência. Foi um menino de rua, praticamente não tinha escolaridade e sua mãe chegou a se prostituir. No entanto, tornou-se um ator e diretor famoso. Teve muitas oportunidades para que tudo desse errado em sua vida, mas foi em frente.

Qualidades de quem tem resiliência: “grande capacidade de adaptação, esperam que as coisas sempre terminem bem, criam emoções positivas em épocas de crise, aprendem continuamente com a experiência de vida, sabem se defender, têm uma sólida autoestima, tem amizades e relacionamentos saudáveis, são criativas e intuitivas e melhoram a cada ano que passa”. - Ernesto Artur Berg

Ser resiliente é ter a capacidade de se refazer, de começar de novo, de renascer das cinzas.
Crianças são resilientes. Caem e machucam-se, mas levantam-se e continuam a brincar. 

Não se deve confundir resistência com resiliência.
"Uma pessoa resistente é aquela que 'segura as pontas', resistindo a situações de pressão. Já uma pessoa resiliente, além de suportar a pressão, aprende com as dificuldades e os desafios, usando sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas." - Ana Maria Rossi

Você se considera resistente ou resiliente? Já enfrentou uma situação realmente difícil? O que você fez: chorou, saiu correndo (fugiu) ou enfrentou?

Fonte: https://www.significados.com.br



Esse texto faz parte do desafio Imagem & Palavra do Café com Blog.
A palavra a qual fui desafiada a escrever, é RESILIÊNCIA.

logo do desafio imagem e palavra



Me acompanhe nas Redes:

                                                                                 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Oi, Raquel, adorei o texto. Resiliência é algo que sempre busco em minha vida. Não sabia desses detalhes dramáticos da vida de Charles Chaplin.

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel! Tudo bem?

    Gostei muito do seu texto, tudo bem explicado, as ideias organizadas. Obrigado por citar Charles Chaplin, um gênio do cinema.

    Um abraço! :)
    http://andresarti.com.br/blog/

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.