Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Saúde, agenda e boneca russa

Ontem choveu muito aqui em Santos, mas eu tinha agendado uma consulta médica e não pude adiar. Após a consulta, parei no Shopping Praiamar (compro algo no valor de R$ 10,00 que esteja precisando no Carrefour e não pago estacionamento) e tomei um café. Tinha que comprar um remédio que terei que aplicar no nariz por 30 dias e voltar ao médico. O motivo é que estou com uma espécie de alergia e fico pigarreando muito ao longo do dia. Sem contar a secreção que fica me sufocando na garganta. Fiz uma videolaringoscopia porque o médico suspeitou que eu poderia estar com refluxo, mas no exame não mostrou que tenha isso. Como o final do ano está chegando, tenho pensado em alguns trabalhos que quero fazer e sei que tem uma loja boa com material para artesanato perto do shopping.
Depois do cafezinho, encontrei minha amiga Betinha andando no shopping e fomos juntas a essa loja. Olhei os tecidinhos (tinha muitas opções lindinhas) e acabei comprando um com estampa de matryoskas (quando o vi, pensei: é esse!). A intenção era usar o tecido para forrar minha agenda nova que comprei no sábado (citei aqui que uso muito). Comprei uma pequena, com capa simples, já pensando em forrar. Ao olhar o tecidinho, visualizei na mente “minha melhor amiga” vestida com essa roupinha.
Conheci as matrioskas na casa da amiga Patrizia (mora em Curitiba), que tinha algumas de tamanhos diferentes. Achei linda a coleção. Quando comecei a blogar, vi várias delas na blogosfera. Então quis saber do que realmente se tratava e descobri: “Uma matrioshka, matriochka, matrioska ou boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona. – Wikipédia.”


E aí está ela, feita com papel reciclado e que tem tudo que exijo numa agenda: planejamento financeiro, equivalências, medidas internacionais, unidades federativas do Brasil, sites úteis, mapas, etc. Não uso grande parte de tudo que ela tem, mas sempre gosto de agenda que tem tudo isso. Engraçado, agora me dei conta de que nunca escolhi agenda pela beleza exterior, mas pelo conteúdo - rsrs.

Planejamentos, material reciclado, são muitas qualidades.

Passo-a-passo para forrar a agenda (não tirei quase fotos):

Material:   agenda / tecido (100% algodão) /   cola branca / pincel
                 manta acrílica / termolina leitosa

Cortei o tecido com sobra de uns 2 cm a mais em toda a volta dela.
Passei cola na frente e apliquei um pedaço de manta acrílica (eu tinha a n.° 4) que deixou bem fofinha.
Passei cola na contra-capa toda e fui aplicando o tecido bem esticadinho, dobrando e colando a sobra como se encapa caderno.
Não passei cola sobre a manta acrílica e colei as sobras do tecido também na capa.
Na lombada, eu abri bem a agenda e encaixei o tecido com um clip em cima e embaixo (desse passo eu tirei foto).
Colei a primeira folha da agenda sobre a sobra do tecido para dar um bom acabamento e a última folha também na contra-capa. Quem não tiver uma folha sobrando na própria agenda, pode medir, recortar e colar um pedaço de sulfite da mesma cor das páginas.
Pincelei termolina leitosa sobre o tecido para protegê-lo. E estava pronta.

Fazendo o acabamento.


E você, já começou de alguma maneira a se preparar para a chegada do novo ano? Organize-se já para isso.
Um bom fim de tarde e uma noite abençoada para vocês. Beijos.

Quel
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Muito linda a agenda!
    Podia fazer uma para sorteio aqui no seu blog! rsrs
    Um beijão

    Flávia

    ResponderExcluir
  2. Querida lindo blog criativo e com muitas dicas achei maravilhoso!Estou te seguindo também e espero aprender muito com você. Tenha uma ótima noite. Beijinho no coração.

    ResponderExcluir
  3. oi Raquelll, que linda ficou sua agenda, o passeio no shopping foi uma boa idéia rsrs eu quero um tecido desse tb!!!! já viu que eu quero tudo sou muito invejosa!!! mas do bem rsrsrss,eu não sabia que no shopping vende tecidos ??? eu vou lá ver tb, sabia que minha tia mora ai tb ela mora perto do canal 1 num prédio que tem uma linha de trem se sabe onde é ? ela quer me levar no varejão chaves que tem ai pra comprar os tecidos o que se acha ? e como vc está agora já melhorou?

    ResponderExcluir
  4. Raquel...
    ... Esse negócio de "Refuxo",tá muito esquisito!

    Estou com um a coisinha(não sei o que é... rs... ainda) na garganta,e fui procurar um médico tb... Diagnóstico!!... Refluxo!

    Achei tão estranho... Não sinto nada que se pareça
    com refluxo!!Só tenho essa "coisa" na garganta e uma vermelhidão. Como assim... REFLUXO"??

    Acho que virou moda de "Otorrino",dizer que é REFLUXO.Como esteve na moda dizer que qualquer coisa era VIROSE ou STRESS...sabe?!

    Ainda estou investigando meu caso e o seu?

    Bjs

    Paulinha

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.