. . . . Nutrição: arroz e feijão - uma mistura perfeita - Mania de Organizar e Viver Saudável

Nutrição: arroz e feijão - uma mistura perfeita


"Arroz e feijão juntos formam uma fonte proteica completa (os aminoácidos que faltam em um, o outro fornece) e possuem carboidratos complexos, aqueles que demoram mais pra serem digeridos e ajudam na sensação de saciedade!" (Instagram @alemdecalorias - veja aqui)



Arroz e feijão, mistura perfeita!
Desde que resolvi aderir a Reeducação Alimentar no ano 2000 (já citei aqui), passei a consumir mais hortaliças, frutas, diminuí a quantidade de arroz, quase zerei o preparo de feijão (o que estava totalmente errado), aumentei o consumo de alimentos com fibras, evito frituras (não preparo em casa), preparo carnes grelhadas e cozidas, e o leite consumido passou a ser o desnatado. Tive o acompanhamento de nutricionista de vez em quando, mas só vim a descobrir a respeito das propriedades dos alimentos, recentemente ao participar do Curso de Técnico em Nutrição e Dietética desde 2015 (ainda estou cursando).
Comecei a conhecer um pouquinho sobre os alimentos necessários para manter a saúde e aprendi que precisamos consumir macronutrientes, que são as proteínas (construtores), os carboidratos (energéticos) e os lipídeos (gorduras). Além disso, precisamos também consumir micronutrientes que são nutrientes necessários para a manutenção do organismo, embora sejam requeridos em pequenas quantidades, de miligramas a microgramas. Fazem parte deste grupo as vitaminas e os minerais. São nutrientes essenciais e devem estar presentes na alimentação diariamente.

Se houver deficiência de algum desses macro ou micronutrientes, o corpo fica desregulado. Assim como a falta, o excesso desses nutrientes pode ser prejudicial à saúde também.

Mas, falando sobre consumo de hortaliças e frutas, é necessário que estas sejam muito bem lavadas e higienizadas para evitar contaminação por microrganismos (os "bichinhos" que não vemos a olho nu). Para o consumo de fibras, não se deve esquecer que é necessário o consumo de muita água, do contrário corremos o risco de ter problemas de constipação, pois as fibras não são digeridas e seguem direto para o intestino, onde serão expelidas nas fezes. 

Lembram que no início desse texto eu disse que quase não preparava feijão? Pois é, eu estava totalmente errada. O feijão possui uma quantidade boa de fibras e deve ser consumido sempre com o arroz. Eu preparo e consumo com minha família, diariamente.

Além de tudo isso, aprendi que o melhor alimento é o consumido in natura ou minimamente processado. Não há nada mais saudável do que uma boa comidinha caseira. Inclusive, para sermos adeptos de algumas das dietas atuais, temos que cozinhar nossa própria comida.



Esse texto é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em experiência de vida e um certo aprendizado básico na área como Técnica em Nutrição e Dietética. Para tirar dúvidas sobre alimentação ou dietas, procure um nutricionista

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