Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Salada de alface, sardinha e sementes de abóbora - prevenção da osteoporose e saúde da próstata




Assisti a um vídeo que compartilhei no meu Instagram (do IG @vladimphoto), que demonstrava a ideia de montagem de uma salada como prato completo. Não fiz exatamente igual, porque na salada do vídeo, um dos ingredientes era o crouton (pedaços pequenos de pão torrado) e eu não quis colocar. Me parece também, que na salada do vídeo, foi utilizado aliche e eu coloquei sardinha em lata.
Mas, baseada na montagem do vídeo, preparei essa salada para o almoço de ontem. Alimentos funcionais compuseram esse prato.

A salada ficou rica em Cálcio, por conter sardinha e sementes de abóbora.
A sardinha, foi eleita como um dos alimentos mais saudáveis do mundo. E é possível utilizá-la fresca ou não, porque segundo o site Saúde, uma lata de sardinha (85 g) oferta mais de 460 mg do mineral que afasta a osteoporose – e a mesma quantidade da assada reúne 372 mg. Isso porque, ao preparar o peixe fresco, costumamos descartar sua espinha – que é onde há maior concentração de cálcio. Já na versão em conserva, o pescado permanece inteiro. 
Quanto às sementes de abóbora, de acordo com o site Dicas de Saúdesão extremamente populares devido aos seus efeitos sobre a osteoporose. Elas possuem altos níveis de Zinco, Cálcio, Cobre, e diversos outros minerais que estão ligados a um aumento da densidade do osso. Estudos têm demonstrado que a ingestão diária pode reduzir a fragilidade óssea e os sintomas da osteoporose. Mostraram também que as propriedades presentes nessas sementes e do óleo extraído das mesmas são benéficas para a saúde da próstata, assim como para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB, conhecida como o aumento na próstata). As sementes contêm componentes conhecidos como fitosterois, que previnem a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, a causadora do aumento da próstata.


Ingredientes:
6 folhas de alface crespa cortadas no comprimento da folha
1 lata de sardinha em molho de tomates
2 ovos cozidos
4 azeitonas sem caroço (se preferir, pique-as)
1 colher de castanha de caju picadas
sementes de abóbora
Azeite a gosto
Sal rosa

Basta organizar os ingredientes no prato, e saborear essa deliciosa salada.
Bom apetite! 




Esse blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em experiência de vida e um certo aprendizado básico na área como graduada em Educação Física e Técnica em Nutrição e Dietética. 
Para tirar dúvidas sobre alimentação ou dietas, procure um nutricionista.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.