Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Mamão e suas sementes

Mamão papaia
Mamão papaia

Hoje resolvi escrever sobre uma das frutas que tem um lugar especial em nossa casa, o mamão papaia.

Assumi parcialmente uma mudança de hábitos em relação a minha alimentação quando soube que estava grávida, no final do ano de 1995. Parcialmente, porque a RA só chegou em minha casa no ano 2000 como já citei no post Não posso comer isso, estou de dieta!
Ainda a caminho de casa, ao voltar do laboratório onde havia recebido a confirmação do exame, já fui decidindo o que seria cortado da minha dieta e o que teria prioridade a partir daquele momento. Logo que casamos, naquela empolgação em fazer compras para nossa casa (é uma alegria imensa poder decidir o que comprar para seu próprio lar), eu e meu marido íamos ao Makro e trazíamos um balde enorme de maionese, um pacote grande de linguiças, um pacote enorme de salsichas, peça de queijo e de presunto, 10 kg de açúcar e muitas outras coisas em grande quantidade. A partir do momento que soube que seríamos pais, nunca mais cometemos esse crime. A pouca fritura que fazia, deixei de fazer também. Passamos a comer frutas, um pouco mais de legumes e salada (embora para nós, uma folha de alface já fosse considerado como salada naquela época, hoje sabemos que não é bem assim). Passei a consumir água de coco e mamão todos os dias. Não ganhei mais que 9 kg no período gestacional.
Mas, sobre essa fruta, saiba que é uma das melhores para se consumir diariamente. Principalmente quando se deseja emagrecer, pois fornece pouco mais de 40 kcal a cada 100g. Tem uma cavidade central preenchida com sementes negras e rugosas, envolvidas por uma espécie de película transparente. Normalmente é consumida in natura, em saladas e sucos.
Originalmente do sul do México e países vizinhos, é atualmente cultivado na maioria dos países tropicais e nos Estados Unidos. O mamoeiro produz fruto o ano todo, porém, no Brasil, a safra geralmente ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro. Existem diversas variedades de mamão e as mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa (um pouco maior e geralmente usado para fazer doces), mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (agente de combate ao câncer e antioxidante), vitamina C, uma quantidade moderada de folato* (ajuda o corpo a fabricar células novas saudáveis) e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. Entenda que o antioxidante no corpo, protege as células contra os danos provocados pelos radicais livres formados quando estas queimam oxigênio para gerar energia.
As enzimas digestivas presentes nessa fruta, auxiliam a digestão e inibem a constipação, por ser uma boa fonte de fibra.

Por Rodrigo.Argenton - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0

O consumo das sementes também é recomendável pois combatem parasitas, desintoxicam o fígado, protegem contra o câncer, melhoram a circulação sanguínea e possuem propriedades antibacterianas e antivirais.
Depois de cortar o mamão pela metade, tire as sementes usando uma colher grande. Elas estão presas em uma substância gelatinosa que pode ser retirada passando-as em água corrente. Elas são um pouco amargas e possuem um sabor levemente apimentado. As sementes podem ser consumidas puras, da forma como foram retiradas do mamão, ou adicionadas a molhos, saladas e sopas. Outra opção é fazer batidas misturando-as com outras frutas. Elas também podem substituir bem a pimenta do reino em qualquer prato. (Fonte: www.melhorcomsaude.com)




* Ácido fólico é a forma de folato fabricada pelo homem.

Esse texto é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em experiência de vida e um certo aprendizado na área como Técnica em Nutrição e Dietética. Para tirar dúvidas sobre alimentação ou dietas, procure um nutricionista.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.