Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Como tudo começou - a história de um Blog

Mesa de trabalho

Num determinado dia, resolvi criar um Blog. Uma dona de casa blogueira? Sim! Por que não poderia ser? A pretensão nunca foi virar escritora e nem ficar famosa, somente expor meus pensamentos e sentimentos. Criei esse aqui.

Num dos grupos de interação de Blogs dos quais participo no Facebook, surgiu o desafio de escrever sobre o tema "Memórias do Meu Primeiro Blog". Não estou participando da gincana, mas quis escrever mesmo assim.


Para escrever a respeito do assunto, senti a necessidade de ler um pouco sobre a história dos blogs.

A moda dos Blogs começou em 1999, quando vários blogueiros iniciaram a construção dos mesmos para tratar sobre diversos assuntos, alguns para fazer um “diário virtual”, outros para fazer humor, política, e assim por diante [...] os blogueiros se sentiam importantes com seus blogs, eles o tratavam como joias raras e mostravam para todo mundo como se os assuntos apresentados ali fossem algo do interesse de todos. Texto extraído do site Ana Maria Brogui.

Pesquisei sobre a história do Blogger, porque esta é a plataforma que uso. Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e frequentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto é possível com qualquer navegador e o texto imediatamente aparece no site. O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. No site Ana Maria Brogui, o autor também conta que

“Os posts, nome dado às informações adicionadas periodicamente ao blog, eram apenas links, ou seja, eram apenas pontes para um outro site, e quando um blog usava um link de outro blog, ele apontava o pioneiro como sendo o “dono do link”, com isso os blogs passaram a se auto divulgar, pois as pessoas queriam conhecer quem foi o blog que achou determinado link que estava linkado em outro blog e assim foi até que começou a surgir uma certa concorrência, os blogs mais interessantes começaram a ter muitos acessos, e acabou-se criando uma disputa, foi quando os blogueiros começaram a fazer links cada vez mais interessantes, eles não colocavam mais qualquer coisa em seus blogs, eles pesquisavam assuntos do interesse de um maior número de pessoas, e escreviam de maneira correta, eliminando palavras abreviadas usadas em chat como “vc” e escrevendo “você” por exemplo, fazendo de tudo para tentar induzir um leitor de sites a se tornar um leitor diário ou semanal do seu próprio blog.”

Meu primeiro Blog 

No ano de 2005 descobri o mundo dos Blogs. Dava aulas de Informática num programa para adolescentes e ensinei meus alunos a criar blogs através da plataforma da Microsoft. Na época, apesar de aprender a usar e até ensinar, não dei muita importância. Usávamos o blog do MSN Spaces que fazia parte de uma rede de relacionamentos da Microsoft.
Criei um Blog para mim que era mais no estilo "diário". Escrevi somente alguns posts, mas não fui em frente. Alguns anos depois, a plataforma passou a ser Wordpress, mas os posts antigos foram agrupados lá.

Meu Blog atual

No ano de 2010, no mês de setembro, me reencontrei com esse mundo. Passei a utilizar essa ferramenta como uma forma de compartilhar um pouco das coisas que gosto, assuntos que me interessavam na época. O blog foi montado com muito carinho para aqueles que seriam meus seguidores. A ideia era passar toda a minha experiência e aprendizado na arte de organizar. 

O primeiro post que criei, acabei apagando e escrevi um outro. Bem-vindo ao meu Blog ficou como o texto para a apresentação. A primeira dica útil foi Reciclar/Reaproveitar/Reutilizar que saiu no segundo post, assim como minha primeira arte manual postada.

Como a data estava próxima do meu aniversário, pesquisei a respeito de como comemorar e encontrei algumas ideias bem legais. Organizando um Chá entre Amigas foi meu terceiro post. No quarto post, entrei então no assunto principal do Blog naquela época: Organização do lar. Depois, vieram: Chá entre Amigas, Receitas do Chá entre Amigas, Presentes, etc.
Ganhei nessa época, um cabeçalho para o Blog, que se chamava Mania de Organizar.

Cabeçalho
Cabeçalho feito por uma amiga.

Como sempre gostei de escrever, me dediquei um bom tempo a isso. Nessa época, estava sem trabalhar fora de casa, por isso tinha algum tempo disponível.
Mas quando voltei a trabalhar como professora, fiquei sem tempo para blogar. Tinha muitas aulas para planejar e ficava muito cansada pela rotina. Não dava conta de tudo e foquei em outras coisas.

Me afastei por alguns anos e voltei em 2015 com um outro Blog que acabei excluindo e trazendo alguns textos para esse aqui em 2016.

Minhas postagens hoje são um pouco diferentes pois, adquiri uma inspiração mais diversificada. Como o tempo passou, hoje ele tem uma outra “cara”. Alterei também o nome para Mania de Organizar e Viver Saudável.

Cabeçalho novo

É isso! Foi legal escrever esse post. Confesso que não lembrava do MSN Space.

Me acompanhe nas Redes:
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

5 comentários:

  1. uau, você bloga há muito tempo! Eu comecei em 2006 com o webbloger, hoje não existe mais. Daí migrei para o blogspot mesmo e estou até então huahua
    Não penso em abandonar a blogosfera de jeito nenhum, é um cantinho que me afeiçoei!

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Aprendi muito sabia? Eu desconhecia essa história do blog, mesmo porque eu só fui ter acesso a internet somente em 2005, não tinha ideia disso mesmo.
    As vezes na correria a gente deixa de ver muitas coisas, eu demoro porque tenho pouco tempo mas vou voltar viu. Gostei muito do blog e quero voltar com mais calma, vai para a minha lista de leitura.rsrs Seguindo!
    bjs

    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
  3. adorei saber a historia do seu blog <3
    adorei seu cantinho
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? É muito bom conhecer e conversar com pessoas que estão nesse mundinho a bastante tempo. Comecei a blogar em 2010 e hoje percebo a diferença, quem dirá a mais de 10 anos rs você deve sentir muito como as coisas evoluíram. O post ficou bem interessante, gostei de saber sua experiência. Acredito que qualquer pessoa possa ter um blog e compartilhar seu conhecimento. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
  5. A história das blogueiras daquela época é mais ou menos parecida... Saudades do inicio da blogosfera!

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.