Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Alguns significados e exemplos de fidelidade

mulher

Você é fiel? Já parou para pensar alguma vez no que isso significa? Uma vez, numa festa de aniversário, pedi para uma amiga dizer umas palavras e ela expôs seus sentimentos sobre mim. Me disse que uma de minhas características é a lealdade. Confesso que senti um peso enorme, porque sei que posso decepcioná-la a qualquer momento. 

Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume, assertividade. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro.


Alguns significados e exemplos de fidelidade


Fidelidade divina, que é uma das características de Deus, que não desiste de nós, não nos vira as costas, não nos abandona. Ele também espera que os seus filhos expressem fidelidade em relação a Ele.

Fidelidade partidáriatrata-se da obrigação que um político deve ter para com seu partido.

Fidelidade de consumidor a uma determinada marca de roupa ou alimento. Entendo que atualmente isso está difícil de acontecer, porque surgem as promoções e a gente opta por outra marca, a não ser que o produto seja excelente.

Fidelidade como cliente de um estabelecimento. Atualmente alguns empreendimentos disponibilizam um cartão fidelidade, que dá descontos e/ou acumula pontos. Dessa forma, o cliente se anima a continuar comprando lá. Eu, particularmente tenho o cartão Cliente Extra que me dá descontos em alguns produtos e acumula pontos. Tenho também o cartão fidelidade de O Boticário, onde acumulo pontos e no mês do meu aniversário, ganho um desconto em alguma compra.

Fidelidade às companhia aéreas, como na LATAM, por exemplo. Cadastrando-se na Multiplus, você automaticamente fará parte  do LATAM Fidelidade para juntar pontos em voos e resgatar passagens aéreas da TAM e de companhias parceiras. Mas tem que gastar muito para conseguir isso.

Fidelidade ao amigo que nos conta um segredo. Para quem não sabe guardar segredos, melhor nem contar nada. Eu sou fiel aos amigos que me contam segredos e me pedem confidencialidade. Meus segredos, conto para quem eu quiser, mas o dos outros tem que ser guardados a 7 chaves.

Fidelidade ao cônjuge, a quem escolhemos para ser nosso par. Ao assumir um compromisso de fidelidade no casamento, deve-se fazer de tudo para não quebrá-lo. Se houver infidelidade, provavelmente o casamento já está esfacelado. Tinha uma amiga que dizia que "casamento é sentença de morte", porque o assumimos até que a morte nos separe. Mas não tem sido mais assim atualmente.

Fidelidade na descrição é contar ou descrever exatamente aquilo que presenciamos, sem alterações, sem acréscimos ou decréscimos. Nesse ponto, lembro-me de uma brincadeira chamada "telefone sem fio". Você fala algo para alguém, que vai contar para outro alguém, e assim por diante para várias outras pessoas. Normalmente, quando chega na última pessoa, o que foi contado inicialmente, não chega nem perto do que foi dito. Como dizem: quem conta um conto, aumenta um ponto.

Fidelidade ao trabalho é assumir a responsabilidade e desempenhar bem o papel para o qual foi contratado. Nenhum patrão quer pagar salário para quem não se empenha. 

Fidelidade aos seus planos e sonhos. É traçar planos e tentar cumpri-los, sem desviar-se, indo rumo aos seus objetivos. Por exemplo, se a pessoa quer fazer uma viagem, poupa cada centavo possível para realizar esse plano. Se um casal pretende se casar, entram em acordo para caminharem de forma que isso seja possível.

Fidelidade a seus próprios valores ou a si mesmo. Para mim essa fidelidade é uma das principais. Se não sou fiel nem a mim, a quem serei então? Ser fiel aos princípios e valores que são introjetados ao longo de nossas vidas, é fundamental. Alguns autores afirmam que nos dias de hoje a maior crise que o ser humano enfrenta, é uma crise de valores, pois essa crise afeta a humanidade, que passa a viver de forma mais egoísta, cruel e violenta. Assim, é necessário enfatizar a importância de bons exemplos na sociedade, pois a transmissão de importantes valores humanos consiste na base de um futuro mais pacífico e sustentável.

Fidelidade, lealdade, comprometimento, honestidade, verdade e assertividade são qualidades desejáveis. 

Fonte: www.significados.com.br


Esse texto faz parte do desafio Imagem & Palavra do Interative-se!
A palavra a qual fui desafiada a escrever, é Fidelidade.

Imagem & Palavra



Me acompanhe nas Redes:

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.