Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

A chegada da estação mais esperada do ano, o verão


praia de santos
Foto de Tatiana Alves

A chegada da estação mais esperada do ano, o verão, se aproxima. Para alguns, é a estação mais esperada. De acordo com a grande amiga Wikipédia, nesse período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias.

O Verão do hemisfério norte é chamado de "Verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral". O "Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e início de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério.

Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco palavra da qual deriva o termo "estiagem". Atualmente usa-se o termo "estio" para um período de seca e também como um sinônimo para verão.

Tem tudo a ver com praia. O período das férias de verão ou o período em que uma pessoa passa fora de sua casa, geralmente em uma casa de praia, no verão, é conhecido como veraneio.

Quanto à saúde, deve-se beber muita água e “nunca” esquecer o protetor ou filtro solar. A tecnologia melhorou muito esses produtos, então atualmente temos filtro mate que não deixa com brilho, filtro em espuma, etc. É bom usar sempre um produto com fator de proteção solar (FPS) acima de 15. Deve-se também utilizar roupas leves e chapéu, prevenindo assim o câncer de pele.

Mas, porque será que no verão chove mais que em outras estações? Por possuir dias quentes, a tendência é acontecer evaporação das águas e com isso, a precipitação, ou seja, a formação das nuvens de chuva.
Desejo a vocês um verão inesquecível!


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Bom dia!Raquel...Minha amiga santista...Rs

    Venho logo cedo te visitar, para deixar meus votos de um Feliz Natal e um Próspero ano novo!!

    Estarei fora do ar por um breve período, e por isso não poderei fazer meus comentários...Rs

    Tão logo eu retorne,entro em contato com vc,tá?!

    Obrigada por sua atenção e todos os comentários, sempre foi muito gratificante para mim, viu?!

    Bjs amiga, e até a volta...

    Um Ótimo verão para todos nós... (amei o post de hoje...vivendo e aprendendo...rs)

    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Menina, que foto linda!!!!
    O verão só chega à noite, mas colocou suas asinhas de fora mais cedo: hoje aqui em Niteroi-RJ deve ter feito uns 50ºC no minimo!
    Facilmente fritavamos um ovo no asfalto!
    DEUS NOS PROTEJA DESTE CALORÃO!!
    E viva o verão!
    Bjocas

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.