Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Receita de Torta de Palmito Sem Glúten

torta de palmito


Ontem à noite tive uma reunião com amigos da qual participo todas as quartas-feiras. É uma reunião cristã, onde cantamos umas duas músicas e depois compartilhamos algo sobre nossa semana. Falamos sobre algo que esteja acontecendo conosco ou que acharmos interessante. Então é trazida uma reflexão sobre alguma parte da Bíblia. Sempre no final da reunião tomamos um café juntos. Uma vez por mês temos uma espécie de festinha para os aniversariantes do mês. Como meu marido faz aniversário no domingo (dia 30), me comprometi a levar um salgado para colaborar. A mãe de um dos participantes, faz um bolo confeitado delicioso todos os meses. Ontem, para não deixar por menos, fez bolo com recheio de doce de leite. Hum! Estava delicioso!

Mas, aproveitando que deveria levar um salgado, escolhi logo cedo preparar algo sem glúten, porque essa semana estou evitando consumir. Não tenho intolerância, mas percebo que engordo quando consumo. E numa festa, sempre o que mais tem é alimento feito com farinha de trigo. Tive festa no final de semana que passou e terei outra festa no próximo final de semana. Então, se eu posso levar algo diferente, por que não? Claro que sim! Optei por preparar uma Torta de Palmito sem Glúten. Gostei da receita na qual me inspirei (mas fiz alterações) que é de uma Torta de Liquidificador preparada com frango pela Paula Martins do Blog Viver Sem Trigo. Ela faz muitas preparações sem glúten e posta no blog ou no seu Instagram @viversemtrigo. Algumas vezes, dou uma espiada para ver as novidades. Se quiser visitar, vale a pena. Mas, vamos à receita?

RECEITA
Recheio
1 vidro grande de palmito
1/2 cebola grande picada
2 dentes de alho amassado ou picado
1 abobrinha média ralada com casca
1 colher de café de pimenta do reino (opcional)
Sal a gosto

Massa
3 ovos
3 colheres de sopa de azeite
180 ml de água
2 pedaços de mandioca cozida e amassada (100g aproximadamente)
3/4 de xícara de farinha de arroz integral
1/2 de xícara de farinha de linhaça
3/4 de xícara de polvilho doce
2 colheres de café de sal (ou a gosto)
1.1/2 colher de chá de fermento em pó químico

Preparar o recheio, refogando primeiro a cebola com o alho até dourar um pouco. Acrescentar o palmito escorrido e deixar refogar um pouco. Adicionar então a abobrinha ralada e os temperos, mexer bem e refogar por uns 5 minutos.
Colocar os ovos, o azeite, a água no liquidificador e bater. Colocar a mandioca e continuar batendo bem. Acrescentar as farinhas, o polvilho e o sal, deixando por último o fermento.
Untar assadeira média só com azeite e colocar a metade da massa. Acrescentar o recheio espalhando e cobrir com o restante da massa. Forno pré-aquecido a 180 graus ou de acordo com o seu (o meu assa a 230°C). Assar por uns 30 minutos.

preparação de torta de liquidificador

No final da reunião, os participantes comeram e gostaram. Acharam a massa leve e teve gente que quis pegar a receita. Uma de minhas amigas sugeriu que para deixar mais corada, poderia salpicar queijo ralado por cima. Da próxima vez, farei isso. O que sobrou, porque tinha outras opções, foi levado por quem na maioria das vezes nem come nada. Acho que aprovou mesmo!
A massa realmente ficou bem macia e leve. E a praticidade, que é o meu maior estímulo nas preparações que faço, não deixou nada a desejar. Agora é só experimentar com outros recheios.




Me acompanhe nas Redes:

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

6 comentários:

  1. Eu simplesmente amo torta de palmito.
    E eu guardarei a receita para fazeruma torta mais saudavel.
    XOXOX

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Humm, eu amo torta de palmito! E a sua parece que ficou boa. Conheço muitas pessoas que não podem comer gluten e as usarei de cobaias haha.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adoro palmito!!! Não entendo como tem gente que não gosta rsrs!
    A torta parece deliciosa! Confesso que nunca fiz nenhuma receita sem glúten, geralmente só uso trigo mesmo, mas fiquei curiosa pra experimentar. O melhor dessas tortas salgadas é ficar experimentando novos recheios também!

    Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca gostei de palmito puro, mas da torta eu gosto muito. Nunca experimentei uma sem gluten, e sua receita só fez eu me animar para sair da minha zona de conforto das tortas tradicionais :) parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? É impossível não gostar de palmito. Amo várias coisinhas em conserva palmito, beterraba, picles, muito bom pra fazer salada. Acredito que na torta fica muito bom também. Mas vou confessar... entre palmito e frango sempre escolho o segundo haha Deve ser porque o que minha mãe faz fica muito gostoso rs Amei a receita, vou tentar fazer aqui em casa. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa receita, mas me aparecer ser uma delicia! E o mais legal é que ele pode ser consumida tranquilamente por quem tem intolerância a glúten.

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.