Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

O café nosso de todo dia

Café da manhã em família, é tudo de bom. O café dá energia para começar o dia e aquece as manhãs junto aos que amamos. Além disso, anima amigos reunidos no mundo todo, todos os dias.
Gosto muito de café e aprendi a tomar desde criança com leite no café da manhã. Na adolescência, em meu local de trabalho, aprendi a tomar cafezinho ao longo do dia e isso virou um vício. Era uma forma de levantar da cadeira e dar uma pausa.
De uns anos para cá, passei a apreciar junto às minhas amigas e de vez em quando saímos para tomar um café. Na verdade, o convite para tomar um café é só um pretexto para um longo bate papo, colocar os assuntos em dia. 
Mas como tive um problema sério de gastrite e refluxo, precisei parar de tomar café. Foi um período muito difícil, porque sentia falta. Acabei me adaptando com o sabor do café descafeinado, que é bem diferente, mas o cheirinho me satisfazia. Me acostumei com o sabor. Dizem que na verdade o aroma do café é que é gostoso e a gente sente vontade de degustar. Não sei se isso é realmente verdade.  

Cafeteira

Tenho uma cafeteira tipo italiana que compramos no Brasil, há muito tempo. A primeira vez que vi esse tipo de cafeteira, foi em 1990 na Espanha. Fiquei muito interessada em adquirir uma, mas as que vimos eram pequenas e caras, então, decidimos não comprar.


Cafeteira no fogo
Um tempo depois, surgiu a oportunidade de comprar por aqui. Pode-se dizer que é uma chaleira à base de vapor que faz café expresso. Ela produz um café quase tão forte quanto as máquinas de café expresso normais de uma forma mais econômica. Coloco água na parte de baixo, e pó no meio (a parte de cima fica vazia). Quando a água começa a ferver, sobe passando pelo pó e na parte de cima o café vai ficando pronto.
  
Colaborei com uma pesquisa sobre o café para uma apresentação no curso que terminei recentemente e o assunto é bem interessante.

Sobre a história dessa bebida (que também é chamada de infuso), não há evidência real sobre a descoberta, mas há muitas lendas que relatam sua possível origem. Se quiser conhecer mais, leia sobre as lendas.

Ovo mexido com café
Ovo mexido com chia, acompanhado de café puro

Quanto à preparação da bebida, consiste na extração do sabor e aroma do café torrado e moído através de água quente.
·        A água deve estar numa temperatura entre 90° e 100°C (não deixe a água ferver).
·        Preparar somente a quantidade da bebida que vai ser consumida imediatamente ou no máximo durante a hora seguinte.
·        Usar medida, não adivinhar! Utilizar de 70 a 100g de pó para cada litro d'água (uma colher de sopa cheia equivale aproximadamente 12 gramas, então utilizar de 6 a 8 colheres de sopa cheia). Não compactar, nem apertar a camada de pó de café.
·        Nunca reutilizar o pó de café, nunca preparar a bebida em recipientes sujos ou sobre bebida velha e nunca deixar ferver o café nem o submetê-lo a mudanças bruscas de temperatura. Tampouco armazenar por longo período de tempo, mesmo em garrafas térmicas.
·        O ideal é mantê-lo a temperatura constante entre 75°C e 85°C (aqueça em banho-maria).

·        Nunca preparar ou armazenar a bebida já adoçada porque se formará uma crosta de caramelo nas paredes da garrafa ou bule, causando um mau gosto ao café.

O site da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) que consultei, traz informações mais aprofundadas a respeito do café.

Indicações: serve para ajudar no tratamento de asma, diabetes, bronquite, cansaço, febre, vertigem, pneumonia e dores de cabeça. Além disso, ajuda a proteger o coração e a prevenir o câncer de próstata. Estudos sugerem que também previne patologias graves como o Mal de Parkinson e o Alzheimer.
O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres, defendendo o sistema imunológico. 

Contraindicações: para pacientes com gastrite, úlcera péptica, insônia, agitação, taquicardia ou taquiarritmias.

Se quiser, leia mais sobre as propriedades do café.



Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

  1. Amo café e sentiria muita falta se tivesse que parar de tomar. Aqui em casa é meio que tradição o café, apesar de que quem é realmente viciada sou eu e minha mãe.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo café! ! Meu dia não começa bem se eu não tomar. Quando é junto com toda família fica melhor ainda. E além de tudo é a refeição mais importante do dia não é mesmo? Amo amo amo kkk. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Amo café, ao vê sobre ele automaticamente cliquei. Gostei de saber mais sobre ele. Muito bom o post

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não beber café por causa do estômago sou um apaixonada por ele e principalmente pelo cheirinho.
    Sabe aquele cheirinho que lembra casa de avó (ou no meu caso tia)? É esse, sempre que vamos na casa dela, ela nos recebe com um café mega cheiroso rsrs Acho que é algo que já faz parte de nossas vidas desde crianças rsrs

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.